Fevereiro Roxo: Conheça a fibromialgia, a dor generalizada de causa desconhecida

14/02/2023 10h29 - Atualizado em 14/02/23 10h29

Você sabe o que é fibromialgia? Para a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), trata-se de uma condição que se caracteriza por dor muscular generalizada, crônica (dura mais que três meses), mas que não apresenta evidência de inflamação nos locais de dor. Ela ataca especificamente as articulações, causando dores persistentes por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões, e sensibilidade que se espalha pelo crânio, tórax e coluna vertebral. A síndrome também provoca cansaço excessivo, alterações no sono (sono fragmentado e não-restaurador), ansiedade, distúrbios de humor e depressão, e muitos pacientes se queixam de alterações da concentração e de memória, com comprometimento das atividades diárias.

A SRB calcula que a fibromialgia afeta cerca de 3% da população e, a cada dez pacientes, de sete a nove são mulheres. A causa ainda é desconhecida, mas ela pode aparecer depois de eventos graves como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção. Também pode se manifestar em pacientes que apresentam outras doenças reumáticas, como artrite reumatoide e lúpus eritematoso sistêmico, e essa soma de fatores muitas vezes dificulta uma completa melhora destes pacientes.

O diagnóstico é clínico, a partir de exames físicos e laboratoriais, e o principal tratamento é não-medicamentoso. Recomenda-se fazer exercício aeróbico, e em alguns casos terapia psicológica pode ser útil, principalmente para aprender a lidar com a dor crônica no dia a dia. As medicações também são úteis para diminuir a dor, melhorar o sono e a disposição do paciente com fibromialgia, e para permitir a prática de exercícios físicos.

Texto: Edição Secom/TJMMG, a partir de textos do portal gov.br e secretaria de Saúde do MS