Fevereiro Roxo: Fique atento aos sinais do Alzheimer

28/02/2023 15h18 - Atualizado em 28/02/23 15h18

Para o Ministério da Saúde, o Mal de Alzheimer ou Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social, e com o consequente comprometimento progressivo das atividades diárias. Também segundo o ministério, é a forma mais comum de demência, responsável por mais da metade dos casos no país, e acomete pessoas de mais idade (no Brasil, existem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade e 6% delas têm a doença, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer – Abraz).

Encerrando o Fevereiro Roxo, alertamos sobre os sinais do Alzheimer. O primeiro e mais característico sintoma é a perda de memória recente. Com a progressão da doença vão aparecendo sintomas mais graves, como a perda de memória remota, referente a fatos mais antigos, bem como irritabilidade, falhas na linguagem e prejuízo na capacidade de se orientar no espaço e no tempo.

Embora ainda não possua uma forma de prevenção específica, recomenda-se manter a cabeça ativa e uma boa vida social, regada a bons hábitos, o que pode retardar ou até mesmo inibir a manifestação da doença. O Alzheimer pode ser tratado pelo psiquiatra, geriatra ou por um neurologista, e o uso de medicamentos é capaz de minimizar os distúrbios e propiciar uma redução da progressão do comprometimento cognitivo, do comportamento e da realização das atividades da vida cotidiana.

Texto: Edição Secom/TJMMG, a partir de textos do portal gov.br e secretaria de Saúde do MS