Jornal das Faculdades Milton Campos publica matéria sobre a posse do presidente do TJM-MG

22/04/2010 16h25 - Atualizado em 22/04/10 16h25
posse_jadir_thumb.jpg

0 juiz e professor de Direito Penal Jadir Silva é o novo presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG).

 

 

 

posse_jadir.jpg

A solenidade de posse foi realizada, dia 8 de março, no auditório do Clube dos Oficiais da Polícia Militar, no Bairro Prado, na capital. No biênio 2010/2011, para o qual foi eleito, Jadir Silva tem planos de, inicialmente, cumprir as novas dez metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e efetuar a transferência da 1a e 2a instâncias para novo prédio, além de promover realizações à medida que as prioridades forem surgindo. O novo cargo foi muito bem-recebido pelo magistrado, que completou 30 anos de atuação em Direito e 25 na Justiça Militar. "A sensação é de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos: quatro anos como advogado de ofício (hoje, defensor público), 18 como juiz auditor da 3a Auditoria Militar e mais sete anos como juiz de 2o grau", resumiu.

A magistratura é conciliada com a área acadêmica, na qual Jadir Silva atua desde 1984, primeiramente na Faculdade de Direito da Universidade de Itaúna. Em agosto do ano seguinte, ele passou a lecionar Direito Penal na Milton Campos e não parou mais. "A faculdade me ajudou muito na magistratura, pois, em contato com a vida acadêmica, estou sempre pesquisando e me atualizando na área de Direito. Além disso, tenho muito prazer em dar aula. A Milton Campos está totalmente presente na minha vida e é a minha segunda casa. Gostaria de continuar dedicando-me, com o mesmo entusiasmo, a mesma alegria e paixão, à vida acadêmica da Milton Campos, onde o convívio com o corpo docente e discente é bastante salutar", afirmou.

Ele fez questão de destacar o apoio da faculdade às atividades extracurriculares oferecidas aos alunos do 5o período, como visitas à Associação de Apoio e Proteção ao Condenado (Apac) de Nova Lima, ao Hospital Psiquiátrico e Judiciário Jorge Vaz, em Barbacena, e a penitenciárias da Grande BH, de forma a aliar a teoria à prática.

Hoje com 58 anos e casado há 32 com Rosângela Aparecida dos Santos Silva, formada em Direito pela Milton Campos, Jadir tem três filhos, que também escolheram á área.

 

Trajetória de sucesso

 

1979  Formado em Direito pela UFMG, foi orador da turma por concurso. 
1980 Aprovado em concurso público para o cargo de advogado de ofício.
1983 e 1984   Mestrado em Ciências Penais, na UFMG
1984 Aprovado em concurso para juiz auditor substituto da Justiça Militar de 1a Instância
1984 e 1985 Professor de Direito Pro-cessual Penal na Faculdade de Direito da Universidade de Itaúna Agosto de 1985 – passou a lecionar na Faculdade de Direito Milton Campos, onde permanece até hoje 1986 – nomeado juiz auditor substituto (hoje juiz de Direito do Juízo Militar) na Justiça Castrense de 1o Grau; aproxima¬damente 20 dias depois, como titular da 3a Auditoria Militar.
2002 Tomou posse na 2a instância da Justiça Militar.
2007 e 2008 Exerceu o cargo de corre¬gedor da Justiça Militar.
2008 e 2009 Exerceu o cargo de vice-presidente do TJMMG .

 

Fonte: Rosângela Milton Campos – Jornal das Faculdades Milton Campos – nº 135 – 2010