JQ fala sobre Perícia Criminal com a juíza da 6ª Vara Criminal de Belo Horizonte, Luziene Medeiros

01/06/2012 16h03 - Atualizado em 01/06/12 16h03


Fragmentos de uma impressão digital, um pequeno pedaço de tecido. Marcas de pneus no chão, minúsculas gotas de sangue. Em alguns crimes, são essas as únicas “testemunhas” dos fatos, os únicos elementos capazes de conduzir à solução de um delito. Ainda assim, graças a um esforço de investigação profundo, é possível chegar ao autor de um crime. No Justiça em Questão (JQ) desta semana, vamos falar sobre Perícia Criminal.

Como se desenvolve o trabalho dos peritos? Entenda quais as instituições envolvidas neste tipo de investigação e como o julgador utiliza laudos periciais para tomar decisões. A repórter Silvana Monteiro apresenta os desafios da perícia em casos de crimes contra a vida. Acompanhe, com a jornalista, uma simulação realizada pelas Polícias Civil e Militar de Minas Gerais.

Mas não é só em casos de homicídios que a perícia pode ser a chave na solução de um caso. Conheça outros setores em que a Perícia Criminal pode atuar. Nós visitamos, por exemplo, uma equipe especializada na perícia de explosivos e explicamos como os profissionais se preparam para grandes eventos a se realizar em nosso país, como a Copa do Mundo de 2014. E, ainda, crimes cibernéticos. Infrações ocorridas no ambiente virtual também têm solução por meio de perícia especializada.

No estúdio do Justiça em Questão, a juíza da 6ª Vara Criminal de Belo Horizonte, Luziene Medeiros do Nascimento Barbosa Lima, fala sobre o valor que o trabalho de investigação pericial pode ter para a Justiça e discorre sobre o desafio do magistrado em busca da verdade real.

O Justiça em Questão sobre Perícia Criminal estreia no próximo final de semana. Confira a grade de exibição e não deixe de participar com seus comentários. O endereço é o justicaemquestão@tjmg.jus.br.

TV Comunitária

6 (NET) ou 13 (OiTV)

Estreia: sábado, 13h

Reapresentações:

segunda-feira, 18h30

quarta-feira, 21h30

quinta-feira, 21h

TV Horizonte

22 (NET) ou 19 (UHF)

Estreia: sábado, 13h30

Reapresentações:

quarta-feira, 3h15

sexta-feira, 11h

TV Justiça

7 (NET) ou 6 (OiTV)

Estreia: domingo, 16h30

Reapresentações:

segunda-feira, 7h

quinta-feira, 10h

Acesse também a página do Justiça em Questão no Portal TJMG e também o canal do JQ no Youtube, onde se encontra o acervo de edições, na íntegra.

01/06/2012

Ascom TJMG / Unidade Raja Gabaglia

Ascom – TJMMG