Juiz do TJMMG recebe Medalha do Mérito “Tenente-Coronel João Batista de Assis”

12/07/2010 13h21 - Atualizado em 12/07/10 13h21

20102222.jpgNo último dia 29 de junho, Dia Nacional do Bombeiro, cuja solenidade aconteceu na Praça Geralda Damata Pimentel, na Pampulha, o Juiz do TJMMG Cel PM Rúbio Paulino Coelho…

No último dia 29 de junho, Dia Nacional do Bombeiro, cuja solenidade aconteceu na Praça Geralda Damata Pimentel, na Pampulha, o Juiz do TJMMG Cel PM Rúbio Paulino Coelho foi agraciado com a Medalha do Mérito “Tenente-Coronel João Batista de Assis”, Grau Ouro, e representou o Presidente da Instituição, Juiz Jadir Silva, na solenidade.

2010_07_12_13_08_160002.jpg

O Tenente-Coronel João Batista de Assis, que dá nome à Medalha, nasceu em 05 de maio de 1910. cidade de Rio Branco, Minas Gerais. Ingressou na Polícia Militar em 29 de dezembro de 1932, exercendo a função de músico de 1ª classe, no então 9° Batalhão de Polícia Militar (9°BPM) sendo em 1936 transferido para o Corpo de Bombeiros.

Com o mesmo empenho e zelo dedicou-se às atividades de Bombeiro, realizando diversos cursos e engajando-se em treinamentos específicos. Tornou-se, em pouco tempo, excelente profissional na Prevenção e Combate a Incêndios. A partir do ano de 1937 sua folha de serviços registrou inúmeros elogios, conseqüência de destacada atuação operacional.

Na noite-madrugada de 06 para 07 de junho do ano de 1961, irrompeu violento incêndio no Edifício Arcângelo Maletta, ha Rua da Bahia, em Belo Horizonte. O oficial tomando conhecimento do sinistro dirigiu-se para o "teatro de operações", assumindo a direção dos trabalhos de combate ao fogo.

Preocupado com a posição de risco dos operadores de linha, ali em ação, escapou-lhe que o fogo avançara pela estrutura de cimbramento em madeira (formas e escoramehto) do 4o pé-direito, apoio para o nível de piso superior. Ao transitar sobre a estrutura em chamas, seu corpo projetou-se no espaço, atingindo a cúpula da sobreloja, 12 metros abaixo. Socorrido e encaminhado ao Hospital da Polícia Militar (TIPM), veio a falecer na tarde de sexta-feira, 09 de junho daquele ano, sendo promovido por ato de bravura, "Post Mortem", ao posto de Tenente-Coronel.

Além de várias autoridades, esteve presente também o Juiz Cel BM Osmar Duarte Marcelino, deste Tribunal.

Assessoria de Comunicação
ascom@tjmmg.jus.br