Juiz recebe livro sobre história do Bope em Minas Gerais

12/12/2023 11h29 - Atualizado em 12/12/23 11h29

O juiz André de Mourão Motta, da 4ª Auditoria de Justiça Militar Estadual (4ª AJME), recebeu a visita do sgt. Maurício Carlos de Souza, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) na tarde de segunda-feira, 11. Na oportunidade, o magistrado foi presenteado com uma edição do livro “Caveiras da Montanha”, de autoria do sargento PM, que faz um registro histórico dos 35 anos de operações especiais em Minas Gerais.

O magistrado se disse “honradíssimo com a distinção” por ter recebido um exemplar das mãos do autor. Publicado pela Editora Academia do Prado Mineiro, do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação (CPP), o livro “Caveiras da Montanha” remonta à origem da Unidade de Operações Especiais da PMMG, que surge de operadores capacitados em treinamentos baseados nas atividades militares conhecidos como Ações de Comandos e Adestramentos de Forças Especiais de Polícia.

Para tanto, foram utilizados documentos oficiais e não oficiais para as pesquisas técnicas tradicionais, história oral com base em entrevistas com servidores veteranos da atividade, bem como feita a interpretação dos fragmentos históricos fidedignos pesquisados, entre outras fontes.

“Foi uma emoção e um desafio. Escrever 40 anos de antecedentes históricos e mais 35 anos de história oficial mostra que somos um pouco novos na atividade. Buscar arquivos, pessoas para fazer a entrevista, pessoas que realmente viveram aquilo de fato e sentir a emoção do que eles fizeram é uma tarefa emocionante, mas também uma atividade que precisou de uma dedicação maior”, descreveu o autor durante o lançamento do livro em dezembro de 2022.

Texto: Esperança Barros
Ascom/TJMMG