Juíza da Justiça Militar participa de Congresso da Amagis

29/11/2022 15h52 - Atualizado em 29/11/22 15h53

Com o tema “Magistratura, Democracia e Responsabilidade Social”, será realizado de 30 de novembro a 2 de dezembro o Congresso da Magistratura Mineira, uma iniciativa da Associação dos Magistrados Mineiros – Amagis. O evento, que ocorrerá no hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte, está com inscrições abertas para a ampla programação de palestras e mesas temáticas, que contará com a participação da juíza Daniela de Freitas Marques, da Justiça Militar de Minas Gerais.

O congresso possibilita o encontro e reunião dos magistrados e magistradas em torno de debates qualificados em diversas áreas do Direito, da Cultura e Humanidades. A abertura do evento está marcada para as 19h do dia 30 de novembro, com a entrega do Prêmio Amagis de Jornalismo 2022 e lançamento da versão 2023. Na sequência haverá conferência de abertura com Carlos Mário da Silva Velloso, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, e show da banda 14 Bis.

A juíza Daniela de Freitas Marques participará como expositora da mesa temática “Magistratura e Literatura”, que abre o primeiro dia de programação técnica do evento, em 1° de dezembro, às 9h. Ao lado da magistrada do TJMMG estarão o desembargador aposentado Humberto Theodoro Júnior e o desembargador Tiago Pinto, do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais – TJMG, além de Rogério Faria Tavares, presidente da Academia Mineira de Letras.

Também no dia 1° de dezembro, o advogado e professor José Luiz de Moura Faleiros Junior proferirá a palestra “Aspectos jurídicos da utilização de sistemas de inteligência artificial pelo Poder Judiciário”, seguido da palestra “Direito penal e literatura: uma interação funcional”, com o professor Miguel Polaino-Orts, da Universidade de Sevilha, na Espanha.

Já na parte da tarde, a partir das 14h, será realizada palestra “Clube da Esquina: 50 anos de música, arte e mineiridade”, com Márcio Borges, e a mesa temática “Meio Ambiente e mineração: uma equação possível?”, com a juíza Perla Saliba Brito, o secretário de Meio Ambiente de Belo Horizonte, Mário Werneck, e Eduardo Couto, presidente da Comissão Especial de Direito Minerário do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB e Conselheiro do Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais – Sindiextra. Guido Rogério Macedo Silveira Filho, vice-presidente Jurídico e de Relações Institucionais da Ipiranga, comanda a mesa temática “Sonegação e Devedor Contumaz”, às 16h20, e o filósofo Mario Sergio Cortella fará a última palestra do dia, “A vida quer da gente é coragem!”.

Na sexta-feira, dia 2 de dezembro, a jornalista e escritora Cristina Fibe abre a sequência de eventos técnicos falando sobre “A investigação jornalística dos casos de violência contra a mulher e o papel da imprensa”; às 9h o tema será “Revolução da longevidade e seus impactos nas relações familiares, sociais e profissionais”, com a escritora Cris Pàz; e às 10h30 o ministro Sebastião Reis, do Superior Tribunal de Justiça – STJ, profere palestra “A importância dos precedentes”. Às 11h20, o presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco, faz a palestra de encerramento.

As inscrições estão abertas para magistrados associados à Amagis e para acompanhantes que queiram acesso às palestras de Mario Sergio Cortella e Cris Pàz. Os valores arrecadados com as inscrições serão doados a entidades sociais, entre elas o Nutris, instituição social criada pela Magistratura mineira.

Saiba mais sobre o congresso e se inscreva aqui: congresso.amagis.com.br.

Texto: Secom/TJMMG