Junho Vermelho chega alertando sobre a importância da doação de sangue

01/06/2023 16h48 - Atualizado em 01/06/23 16h48

Criada em junho de 2015 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e estendida pelo Ministério da Saúde para todo o Brasil, a campanha Junho Vermelho tem como objetivo incentivar a doação de sangue, sensibilizando e educando a população acerca do tema. As ações ocorrem durante todo o mês, mas se intensificam especialmente no dia 14, quando se celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Neste ano, o Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais adere ao Junho Vermelho, uma inciativa da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável, em parceria com o Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores da Justiça Militar de Minas Gerais. A intenção é estimular, entre servidores e jurisdicionados, uma conscientização quanto à importância da doação, que não provoca nenhum prejuízo ou risco para quem a realiza, mas traz grandes benefícios aos pacientes e hospitais que recebem as doações, além de dar mais segurança ao cidadão que, a qualquer momento, pode necessitar do procedimento transfusional.

De acordo com a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais – Hemominas, a escolha do mês de junho para intensificar o trabalho de conscientização é estratégica e ocorre em razão da diminuição do número de doadores durante o período. Entre os principais fatores para essa escassez nos bancos de sangue estão a proximidade das férias escolares, que levam muitas famílias a viajar, e também há um aumento na incidência de infecções respiratórias causadas pela queda das temperaturas, ocasionando que as pessoas fiquem naturalmente mais reclusas em casa.

Doar sangue salva vidas – Em Minas Gerais, apenas 2% da população doam sangue e, atualmente, a Fundação Hemominas é responsável por cerca de 91% do sangue transfundido no estado, contabilizando cerca de 23 mil doações efetivas por mês. Para garantir a segurança do procedimento, critérios básicos são adotados para avaliar quem se encontra ou não apto a doar sangue, estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em geral, podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, acima de 50kg, que não tenham feito tatuagem ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses. Também são observados outros critérios, como consumo de bebida alcoólica, drogas ilícitas, doenças infecciosas e transmissíveis. A triagem clínica é rigorosa e o candidato só doa sangue se estiver em boas condições de saúde.

As doações podem ser agendadas no site da Fundação Hemominas ou por aplicativo. As demandas em relação a cada tipo sanguíneo também estão disponíveis na página da instituição.

Texto: Larissa Figueiredo, com informações de Hemominas
Edição: Esperança Barros
Secom/TJMMG