Justiça Militar de Minas Gerais adere ao Janeiro Branco, mês de cuidado com a saúde mental

13/01/2023 15h41 - Atualizado em 13/01/23 15h41

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde publicados em 2022, quase um bilhão de pessoas, incluindo 14% dos adolescentes do mundo, vivem com algum transtorno mental, situação agravada pela pandemia da covid-19 e por antigos tabus, preconceitos e desconhecimentos a respeito dos múltiplos universos da saúde mental. Para trazer mais informações sobre o tema, e aproveitando que janeiro simbolicamente, por iniciar um novo ano, é um mês dedicado a replanejamentos de vida, que desde 2014 é realizada a Campanha Janeiro Branco, que este ano conta com a adesão do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais.

Iniciativa social criada pelo psicólogo e palestrante mineiro Leonardo Abrahão, em 2023 o movimento completa dez edições e traz como tema a “A vida pede equilíbrio!”, associando qualidade de vida como um dos fatores benéficos ao bem-estar emocional em um momento em que o mundo e as relações humanas estão mais dinâmicas e complexas, exigindo novas habilidades para manter o equilíbrio diante de situações desafiadoras.

Entre as dicas para equilibrar a vida sugeridas pela campanha estão reconhecer e acolher potencialidades e fragilidades; gastar mais tempo vivendo situações que trazem alegria, entusiasmo e paz de espírito, e menos tempo nas redes sociais; aprender a lidar com o fato de que a vida alterna momentos de alegria, dor, tédio, sucesso e fracasso; e praticar o silêncio, a quietude e o descanso. Também deve ser meta construir relacionamentos saudáveis; cuidar da saúde física e financeira; e estar mais conectado à natureza, entre outros.

No TJMMG, o mês será de propagação desse tipo de mensagens aos servidores, terceirizados e público em geral, com o objetivo de provocar reflexão e mudanças reais na qualidade de vida em casa e no trabalho. “Muitos sofrimentos humanos, com ou sem transtornos mentais, podem ser prevenidos ou melhor conduzidos se as pessoas aprenderem estratégias verdadeiramente simples para cuidar da saúde mental”, explica Leonardo Abrahão. “2023 é o ano para equilibrar os diversos aspectos da vida. Esta é uma das atitudes para cuidar da mente e das emoções”, convida a Campanha Janeiro Branco.

Texto: Edição Secom/TJMMG, a partir de textos da Campanha Janeiro Branco