Laboratório de Inovação do TJMMG é destaque na Rede Mineira de Inovação

28/11/2022 09h39 - Atualizado em 28/11/22 10h59

Criada no último mês de outubro, a Rede Mineira de Inovação tem sido um espaço para a troca de conhecimento entre laboratórios de inovação de diversos órgãos públicos e entidades de Minas Gerais. E o Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais – TJMMG tem participado de forma efetiva dessa rede, que promove intercâmbio de experiências e de informações, propiciando integração e cooperação entre os órgãos.

“Essa Rede tenho como sendo uma iniciativa não só nova aqui no estado de Minas Gerais, mas como algo que vai fazer com que a gente some forças, afinal de contas cada um tem seu perfil, suas peculiaridades. As ideias surgem de lado a lado e a gente sempre pode reaproveitá-las, reciclá-las, economizando com isso um esforço bem maior”, avalia Leonardo Vaz de Melo, coordenador do Escritório de Gerenciamento de Projetos do TJMMG, e membro do laboratório de inovação que é coordenado pelo desembargador Osmar Duarte Marcelino.

Representando o TJMMG, Leonardo Vaz participou, no dia 18 de novembro, do I Encontro Mineiro de Laboratórios de Inovação, que reuniu os laboratórios de inovação e pesquisa ou congêneres do estado de Minas Gerais. Promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, por proposição da Unidade Avançada de Inovação em Laboratório – UAILab, o Encontro teve diversas ações, entre elas palestras, oficinas e a apresentações dos membros da Rede Mineira de Laboratórios de Inovação. Além do TJMG e do TJMMG, participaram do evento os representantes do Tribunal Regional do Trabalho – TRT 3ª Região, Defensoria Pública, Tribunal de Contas do Estado, Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte – Prodabel, Ministério Público, Universidade Federal de Ouro Preto – Ufop, Skema Business School Brasil, Universidade Federal de Uberlândia – Ufu, Tribunal Regional Federal da 6ª Região – TRF 6, Tribunal Regional Eleitoral – TRE, Assembleia Legislativa, Fundação João Pinheiro e Advocacia Geral do Estado – AGE.

Na oportunidade, o Laboratório de Inovação do TJMMG – que recentemente ganhou o nome de Habeas Mentis por criação de um servidor e sugerida durante campanha interna – participou de um “pitch” para falar sobre sua missão e ações. O gestor do Laboratório citou, então, como ações de inovação do TJMMG, o projeto de treinamento dos servidores ingressos no concurso mais recente promovido pelo Tribunal, o projeto de Gestão Documental do órgão e as Jornadas de Direito Militar, que ganha um formato já fruto do trabalho do Laboratório.

“Poucas pessoas, às vezes no meio especializado, operadores do Direito, advogados, magistrados, estudantes de Direito, conhecem o Direito Militar. Pretendemos levar para as universidades dos principais polos do Estado esse treinamento sobre Direito Militar, e também para a comunidade jurídica e os jurisdicionados”, explicou, ressaltando a importância que o TJMMG dá à participação na Rede Mineira de Inovação. “Nós esperamos colaborar bastante com esse grupo seleto que está aqui. Contamos com essa valiosa parceria para fortalecemos a imagem do Poder Judiciário como um todo junto à sociedade, que é o nosso principal foco”, concluiu.

Texto: Secom/TJMMG

Fotos: Cecília Pederzoli, Euler Jr e Juarez Rodrigues