Magistrados das Justiças Militares de MG, SP e RS visitam o TJSC

15/03/2024 16h08 - Atualizado em 15/03/24 16h11

Na manhã desta sexta-feira, 15, uma comitiva composta por magistrados dos Tribunais de Justiça Militar dos Estados de Minas Gerais (TJMMG), de São Paulo (TJMSP) e do Rio Grande do Sul (TJMRS) realizaram uma visita ao Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJSC), onde foram recepcionados pelo primeiro vice-presidente, desembargador Cid José Goulart Júnior. Representando o TJMMG estiveram presentes os desembargadores cel. Rúbio Paulino Coelho, cel. Sócrates Edgard dos Anjos e cel. James Ferreira Santos, respectivamente presidente, corregedor e diretor da Escola Judicial Militar.

O encontro teve como objetivo principal promover a interação e a troca de experiências entres os tribunais presentes para o fortalecimento do Poder Judiciário brasileiro. Durante a visita, também foram discutidos diversos temas de interesse comum, incluindo boas práticas judiciais e futuras parcerias entre a Justiça Militar mineira e o TJSC.

O primeiro vice-presidente estava representando o presidente do TJSC, desembargador Francisco Oliveira Neto, ausente por motivo de viagem. Na oportunidade, o presidente Rúbio Paulino Coelho fez a entrega de uma placa de homenagem do TJMMG ao desembargador Cid José Goulart Júnior.

Estiveram presentes pelo TJMSP os desembargadores militares Enio Luiz Rossetto e Orlando Eduardo Geraldi, respectivamente presidente e ouvidor; e o desembargador militar do TJMRS, Fábio Duarte Fernandes, diretor da Escola Judicial Militar. O juiz auxiliar da primeira vice-presidência do TJSC, Marlon Negri, e o desembargador do TJSC, Getúlio Corrêa, que ocupa também a presidência da Associação dos Magistrados das Justiças Militares Estaduais (Amajme), participaram do encontro.

Coname – Os magistrados das Justiças Militares Estaduais estão na cidade de Florianópolis em virtude da realização do Congresso Nacional de Oficiais Militares Estaduais (Coname), que teve início na última quarta-feira, 13, e se encerra nesta sexta-feira, reunindo mais de mil militares de 11 países de toda a América do Sul.

A Justiça Militar Estadual foi destaque no evento na quinta-feira, 14, com um painel da Amajme reunindo o presidente do TJMMG, o diretor da Escola Judicial Militar do TJMRS e o ouvidor do TJMSP. Outro ponto importante da programação foi a palestra “Uma análise sobre as inovações na Justiça Militar”, proferida também na quinta-feira pelo presidente do TJMSP.

Saiba mais sobre a participação das JMEs no Coname aqui.

Texto: Ana Luísa Ribeiro
Edição: Esperança Barros
Ascom/TJMMG