Maio iniciará com Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação no TJMMG

26/04/2023 15h39 - Atualizado em 03/05/23 13h24

Do dia 2 ao dia 5 de maio, o Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) realizará a Semana de Prevenção e Combate ao Assédio Sexual, Assédio Moral e Discriminação, em cumprimento à Resolução CNJ n.351/2020. Com o mote “Prevenção e Respeito”, durante a programação serão debatidos temas como racismo, assédio sexual e moral, discriminação, entre outros, com palestra, mostra de filmes e apresentação teatral, tudo voltado ao público interno da Justiça Militar mineira.

Na segunda-feira, 2, primeiro dia de evento, o professor Rodrigo Ednilson de Jesus, pós-doutor pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal), irá proferir a palestra intitulada “A Atualidade do Racismo Científico no Brasil”, às 16h, no auditório. O professor é coordenador da linha de pesquisa Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, presidente da Comissão Permanente de Ações Afirmativas e Inclusão Social da UFMG e autor de livro sobre o tema da heteroidentificação.

Na terça-feira, 3, haverá uma mostra de curtas-metragens comentada pela juíza Daniela de Freitas Marques, às 16h, também no auditório. No dia 4, um vídeo educativo sobre assédio sexual será exibido na TV do térreo ao longo do dia, das 8h às 18h.

A semana chegará ao fim na sexta-feira, 5, com apresentação de um teatro corporativo promovido pela Todo Cultura Produções sobre assédio moral, às 15h30. Na sequência será servido um lanche de confraternização para o público presente.

A Semana de Prevenção e Combate ao Assédio Sexual, Assédio Moral e Discriminação é uma proposição da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual do TJMMG, com organização da Escola Judicial Militar (EJM), realização do Serviço de Comunicação Institucional (Secom) e apoio da Diretoria de Informática e Tecnologia da Informação (Dirtic). As inscrições, exclusivas ao público interno, devem ser feitas no Sympla, por meio de link disponibilizado por Spark pela EJM.

Texto: Natália Oliveira
Edição: Esperança Barros
Secom/TJMMG