Memorial

01/08/2021 23h19 - Atualizado em 29/06/23 15h54

O Memorial do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais, inaugurado em 2017, está aberto à visitação do público no edifício-sede da Justiça Militar mineira. As visitas ocorrem nos dias úteis, das 8h às 18h.

 O acervo conta com diversas peças de valor histórico, como processos, equipamentos utilizados ao longo da história e painéis explicativos. Nesse espaço, está exposta também a galeria dos ex-presidentes do Tribunal com imagens desenhadas a lápis, a partir da técnica conhecida como desenhos hiper-realistas em grafite.

A JME, em março de 2022, inaugurou o seu Espaço Histórico no edifício centenário do Palácio da Justiça Rodrigues Campos, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG. Atualmente, a estrutura está passando por reformas e, por isso, as peças retornaram temporariamente à sede do TJMMG.

O Espaço é resultado do Termo de Cooperação Técnica assinado entre o TJMG e o TJMMG, visando a divulgação e inclusão da Memória Institucional da Justiça Militar do Estado como parte integrante da História do Poder Judiciário.