Militares lotados no TJMMG recebem a mais alta comenda da PMMG

15/06/2011 11h46 - Atualizado em 15/06/11 11h46

No dia 14 de junho de 2011, na Academia de Polícia Militar, receberam a maior Comenda da Polícia Militar de Minas Gerais, a Medalha “Alferes Tiradentes”, as militares 2º Sgt PM Cleide Margaret Cruz da Costa e a 3º Sgt PM Eliana Vieira Damasceno, lotadas no TJMMG. Estiveram presentes, dentre inúmeras autoridades, o presidente do TJMMG, juiz Jadir Silva; o vice-presidente, juiz Cel PM Sócrates Edgard dos Anjos, e o juiz da Câmara Criminal Cel PM Rúbio Paulino Coelho; o Governador do Estado, o prof. Antonio Augusto Anastasia Junho.alferes_tirandentes2011c.jpg 

 

"A Medalha Alferes Tiradentes

 

Criada por decreto em 1989, a medalha “Alferes Tiradentes” é a mais alta comenda da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais.

 

Objetiva distinguir personalidades e entidades que prestam relevantes serviços à corporação.

 

A comenda constitui-se numa reverência ao protomártir da Independência do Brasil e foi inspirada na significação histórica de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, cujo valor e exemplo de acendrado amor à pátria transcendem as fronteiras do tempo.

 

A medalha é confeccionada em tom suave de bege, destacando-se ao fundo a figura do Alferes Tiradentes e uma vista panorâmica de Ouro Preto.

Na parte inferior, em uma faixa aberta, está inscrito o ano de 1775, que registra a criação do Regimento Regular de Cavalaria de Minas, unidade da qual se originou nossa instituição.

 

Acompanham a medalha, além do diploma, a passadeira e a roseta correspondentes." (Fonte: Hotsite da PMMG, aniversário dos 236 anos da PMMG)