Nova gestão do TJMMG para o biênio 2024-2026 toma posse nesta quinta-feira

21/03/2024 11h31 - Atualizado em 21/03/24 16h52

Será realizada nesta quinta-feira, 21, a cerimônia de posse da nova diretoria à frente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) para o biênio 2024-2026. A solenidade ocorre às 17h, no Clube dos Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), restrita a convidados.

A nova gestão terá como presidente o desembargador Jadir Silva, o desembargador James Ferreira Santos como vice-presidente, Sócrates Edgard dos Anjos permanecerá como corregedor, e Fernando José Armando Ribeiro será o novo ouvidor. A juíza Daniela de Freitas Marques, que tem mandato de dois anos à frente da Ouvidoria da Mulher, segue no cargo, e o desembargador Fernando Galvão assumirá a direção da Escola Judicial Militar.

Novo presidente – Natural da cidade mineira de Esmeraldas, o desembargador Jadir Silva ingressou, em março de 1971, no Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG), tendo sido declarado Aspirante-a-Oficial em dezembro de 1974. Formou-se como bacharel em Direito em dezembro de 1979 pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo sido orador da turma, por concurso. É mestre em Direito pela UFMG e fez carreira no magistério como professor titular de Direito Penal da Faculdade de Direito Milton Campos, professor de Direito Penal na Faculdade de Direito de Sete Lagoas, e professor de Direito e Processo Penal da Faculdade de Direito de Itaúna.

Na Justiça Militar Estadual iniciou como advogado de ofício onde ingressou por concurso em 1980. Cinco anos depois, também por concurso, passou a juiz-auditor substituto, e em fevereiro de 1986 tomou posse e entrou em exercício como juiz-auditor da 3ª Auditoria Judiciária Militar. Depois de alçado ao desembargo, assumiu os cargos de corregedor, vice-presidente e presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais no biênio 2010-2012, posto que ocupará pela segunda vez.

Assista à cerimônia aqui.

Texto: Esperança Barros
Ascom/TJMMG