Novembro Azul termina com palestra e rastreamento do risco de servidores desenvolverem diabetes

28/11/2023 11h13 - Atualizado em 28/11/23 11h13

Chegando ao fim do Novembro Azul, mês dedicado a disseminar informação acerca da prevenção e dos cuidados com o diabetes, o Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) promove na quarta-feira, 29, a palestra “Hábitos saudáveis como resposta para prevenção e tratamento do diabetes”, a ser ministrada pela nutricionista Ana Carolina Oliveira de Almeida Menezes, seguida por atendimentos individualizados para rastreamento de risco de desenvolvimento de diabetes. A ação educativa será restrita ao público interno do TJMMG e ocorre às 14h no auditório.

Ana Carolina Oliveira de Almeida Menezes é graduada em Nutrição pela Unifenas, pós-graduada em Nutrição Esportiva e Estética, possui especialização em atendimentos personalizados para uma vida saudável e ministra treinamentos para colaboradores de empresas de médio e grande porte. Ao final da palestra, ela fará os atendimentos individualizados para rastreamento de risco de desenvolvimento de diabetes, com o preenchimento de fichas desenvolvidas pela campanha Novembro Azul, promovida pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), que mensuram o risco que a pessoa tem de desenvolver a doença nos próximos dez anos.

A ficha que faz a análise de risco coleta informações simples, como o histórico familiar associado à doença, medição de circunferência da cintura e do Índice de Massa Corporal (IMC). Para o preenchimento das fichas individualizadas, é preciso fazer agendamento prévio na Escola Judicial Militar (EJM). Já as inscrições para a palestra devem ser feitas via Sympla, com link disponibilizado por Spark.

A ação educativa, uma realização da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS) e da Escola Judicial Militar (EJM), com apoio da Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom), foi pensada na perspectiva do agir, orientada para o esclarecimento, orientação e entendimento da importância de manter hábitos saudáveis na prevenção e controle da doença.

Texto: Esperança Barros
Ascom/TJMMG