Novos juízes de Direito substitutos recebem voto de congratulação da PMMG durante Programa Ambientar

29/01/2024 16h39 - Atualizado em 29/01/24 16h40

O Programa Ambientar, que recepciona os novos juízes de Direito substitutos da Justiça Militar de Minas Gerais, entra na terceira semana focado em detalhar diversos sistemas utilizados no Poder Judiciário, além de promover visitas guiadas a diversos batalhões e unidades especiais da Polícia Militar de Minas Gerais. Acompanhar uma sessão do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) também está na agenda dos seis magistrados recém-empossados.

A programação da semana começou nesta segunda-feira, 29, com o servidor Thiago Duarte dando continuidade ao tema “E-proc, tramitação processual, minutas, relatórios, Metas Nacionais, TPU, CNJ”, que ele iniciou na semana passada. Durante a tarde foi a vez dos magistrados serem introduzidos ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), apresentado pelo servidor Edmar dos Reis, e ao Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (Sisbajud), por Márcio dos Santos Alves. Na terça, 30, Gislêne Souza Salomão falará sobre o Sistema de Execução Eletrônico Unificado (SEEU) e o Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP).

PMMG – Ainda nesta segunda-feira, os novos magistrados foram homenageados com a entrega de votos de congratulações emitidos pela PMMG nominalmente a cada um dos novos juízes e juízas, parabenizando-os pela posse na Justiça Militar de Minas Gerais. O documento foi entregue pela ten. cel. Siria Delgado Matias, chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do TJMMG.

“Desejamos sucesso na carreira de importância primordial para a manutenção da hierarquia e disciplina das instituições militares do Estado de Minas Gerais”, disse, no voto, o comandante-geral da PMMG, cel. Rodrigo Piassi do Nascimento.

A homenagem precedeu a uma agenda do Ambientar dedicada a aproximar os novos magistrados das instituições militares. Na quarta-feira, 31, eles terão uma visita guiada ao 22º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais e ao Grupo Especializado de Policiamento em Áreas de Risco (Gepar). À tarde, assistirão a uma sessão do Tribunal Pleno do TJMMG.

Na quinta-feira, 1° de fevereiro, o grupo viaja à cidade de Uberlândia para uma visita à 9ª Região de Polícia Militar (9ª RPM). As atividades externas prosseguirão na sexta-feira, dia 2, com visita guiada ao Comando de Policiamento Especializado (CPE), onde serão realizadas simulações e treinamentos práticos. Em seguida, o grupo irá à Academia de Polícia Militar para receber informações acerca de cursos, disciplinas, rotinas acadêmicas, etc.

O Programa Ambientar é uma iniciativa que reúne, desde o dia 15 de janeiro até 16 de fevereiro, diversas palestras relacionadas à prática jurisdicional nessa justiça especializada e à compreensão do funcionamento e fluxos administrativos. A ideia é introduzir os novos magistrados da Justiça Militar mineira à rotina e aos desafios do trabalho.

Texto: Esperança Barros
Ascom/TJMMG