Orientações sobre prevenção ao câncer de mama deram a tônica do Colóquio Outubro Rosa

26/10/2022 17h56 - Atualizado em 26/10/22 17h56

Uma tarde para esclarecer dúvidas e adquirir mais informações sobre como se prevenir contra o câncer de mama. Foi isso que o Colóquio Outubro Rosa ofereceu aos servidores e colaboradores do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais na tarde desta quarta-feira, 26, ao reunir o médico Henrique Silva Bartels e a nutricionista Carla Marien da Costa Peres em um encontro que lotou o auditório do TJMMG.

“Qualquer pessoa que tenha mama pode ter câncer de mama, sem exceção”, alertou o capitão Henrique Silva Bartels, médico mastologista chefe da Clínica de Mastologia do Hospital da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. “Tenho pacientes dos 18 aos 98 anos”, revelou o médico, ressaltando que, apesar dessa amplitude na faixa etária que pode ser acometida pela doença, há uma idade média em que ela é mais presente: em torno dos 50 para mulheres, e dos 60 para homens.

O médico detalhou que, em alguns casos, os sinais são perceptíveis e detectáveis pelo autoexame, quando é possível observar alteração de textura na pele, de movimento, identificação de coroços pela apalpação, etc. Também deve-se ficar alerta se houver saída de líquido pelo mamilo, como sangue.

“O autoexame é muito importante e essas são algumas alterações que devem levar a mulher aos especialistas. Mas hoje, no Outubro Rosa, o que queremos é que as primeiras alterações não sejam detectadas no autoexame, e sim na mamografia, que é capaz de fazer essa detecção de pequenas lesões que estão escondidas de uma maneira mais precisa e mais profunda do que no autoexame, que é eficaz apenas se as lesões forem superficiais e logo abaixo da pele”, ressaltou o especialista. “A mamografira é um método já consagrado, que dá uma geral na mama e é um exame que toda a população pode fazer”, orientou o médico.

O capitão, que é graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, tem residências médicas em Ginecologia e Obstetrícia e em Mastologia pelo Hospital das Clínicas da UFMG, e é mestre e doutor em Patologia Mamária, falou sobre novidades em diagnóstico – como a mamografia 3D e exames genéticos – e em tratamento. Também detalhou sobre alguns fatores de prevenção, entre eles o cuidado com o próprio corpo, aspecto aprofundado pela nutricionista Carla Marien da Costa Peres.

“Existem fatores ambientais que influenciam e também a relação com o peso. Manter o peso adequado de forma saudável passa por fazer escolhas alimentares mais saudáveis”, ressaltou a nutricionista, que alertou: aproximadamente de 30% a 50% dos cânceres em geral podem ser prevenidos com alimentação saudável, redução de peso e de consumo de bebida alcoólica.

Para evitar entrar nessa estatística, priorizar o consumo de ao menos duas porções de legumes e verduras no almoço e no jantar, consumir de duas a três frutas ao dia e manter o consumo de carne vermelha restrito a até 500g dividido em, no máximo, até duas vezes por semana foram algumas das sugestões enumeradas pela nutricionista

“Temos que evitar também os alimentos ultraprocessados, aqueles que têm como características elementos que não são comuns para uso culinário, como aditivos, conservantes e corantes que, inclusive, podem ter ação cancerígena, porque aumentam o desenvolvimento das células da doença”, ressaltou Carla Marien da Costa Peres, graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestra em Nutrição, com linha de pesquisa na área de “Nutrição e Saúde”.

O Colóquio Outubro Rosa foi uma iniciativa da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável, da Comissão de Saúde, tem realização do Serviço de Comunicação Institucional e apoio da Escola Judicial Militar do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais. “O Colóquio foi planejado com muito carinho para ser um bate-papo informal, um momento para que todos fiquem à vontade para tirar suas dúvidas”, explicou a servidora Tatiana Reis, coordenadora do Serviço de Comunicação Institucional – Secom/TJMMG. Ela mediou o evento, que integra a programação alusiva ao Dia do Servidor Público, celebrado ao longo de toda a semana com uma ampla programação.

Texto: Secom/TJMMG