Ouvidor do TJMMG participa do 8º Encontro do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais

08/05/2023 15h19 - Atualizado em 08/05/23 17h09

O ouvidor do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG), desembargador Osmar Duarte Marcelino, participou do 8º Encontro do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais (Cojud), realizado de 3 a 5 de maio, em São Luís (MA). Este ano o evento ocorreu simultaneamente ao I Encontro do Colégio de Ouvidorias Judiciais de Mulheres (Cojum), e teve como tema “Consolidação e futuro das ouvidorias judiciais”.

O Cojud foi fundado em 2015, na cidade de Fortaleza (CE). É uma sociedade civil, sem fins lucrativos, integrada por magistrados e magistradas dos Tribunais de Justiça, dos Tribunais Regionais Federais e dos Tribunais Militares que estiverem exercendo o cargo de ouvidor, bem como por sua comissão executiva, com o intuito de discutir a consolidação e futuro das Ouvidorias Judiciais e fomentar a troca de experiências entre participantes. Tem como atual presidente o desembargador Altair de Lemos Júnior, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).

A abertura do evento, na quarta-feira, 3, foi realizada pelo desembargador Paulo Velten Pereira, presidente do TJMA. Ele ressaltou a importância da iniciativa para o aprimoramento das Ouvidorias e do Poder Judiciário. “As Ouvidorias exercem um importante canal de diálogo com a sociedade. Elas precisam aproveitar a oportunidade de informação e recepção de reclamações e sugestões do público para aprimorar o funcionamento do Poder Judiciário. Afinal, a sociedade atual anseia por um Judiciário mais acessível, moderno, democrata, ético e que atua rente aos problemas da cidadania”, pontuou.

No encontro foram debatidos temas como a consolidação e futuro das Ouvidorias Judiciais; estrutura e funcionamento de cada Ouvidoria; boas práticas e perspectivas para aperfeiçoamento do sistema e demais questões relevantes de interesse das Ouvidorias.

Texto: Natália Oliveira, a partir de texto dos Tribunais de Justiça do Amazonas e do Maranhão

Edição: Esperança Barros

Secom/TJMMG

 

Fotos: Ribamar Pinheiro/ Tribunal de Justiça do Maranhão/ Divulgação