Palestras em prol da saúde feminina marcam homenagem ao Dia Internacional da Mulher

10/03/2023 14h11 - Atualizado em 10/03/23 14h11

No dia 8 de março, as servidoras e colaboradoras do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) participaram de um evento exclusivo para elas. Em pauta, os cuidados com a saúde da mulher, tanto mental quanto física, temas abordados, respectivamente, pela capitã psicóloga Patrícia Calado Pena e pela 1ª tenente ginecologista Lidiane Silva Mendes, ambas do quadro da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A programação ocorreu no auditório do Tribunal, onde as mulheres foram recepcionadas com um brinde e fotografadas para compor um painel alusivo à data especial. Na abertura, o presidente do TJMMG, desembargador Rúbio Paulino Coelho, falou sobre a importância da inclusão das mulheres na Justiça Militar e nas demais áreas da sociedade, e destacou que, atualmente, as colaboradoras são maioria no quadro de servidores do Tribunal, incluindo cargos de chefia e coordenação.

“Eu fiquei muito feliz com essa notícia, porque nunca o Tribunal, nesses 85 anos, quis direcionar qualquer cargo para uma mulher apenas pelo fato de ser mulher. Esses cargos foram alcançados pela competência de vocês”, comentou. Ele ressaltou, ainda, que o TJMMG recebeu o selo de grau ouro no Prêmio CNJ de Qualidade 2022 e o primeiro lugar no Ranking da Transparência, também do Conselho Nacional de Justiça, devido a participação efetiva das mulheres em seu organograma.

Mas, apesar das conquistas, o presidente fez questão de frisar que não se pode esquecer das dificuldades enfrentadas pelas mulheres na sociedade. “Infelizmente, ainda temos situações gravíssimas a serem resolvidas. Mesmo com todo este movimento em prol de proteção da mulher e de reconhecimento do seu valor, nós ainda temos situações bastante antagônicas, que são o crescimento do feminicídio e a violência dentro de casa”, lamentou. “Então nós temos muito a crescer ainda como seres humanos, principalmente nós homens”, pontuou.

Palestras – Na palestra intitulada “Feminilidade e saúde: do coletivo ao singular”, a capitã psicóloga Patrícia Calado Pena apresentou os avanços coletivos conquistados pelo movimento feminista, como o direito à educação e ao divórcio. Em seguida focou no singular, falando a respeito de boas maneiras de se cuidar da saúde mental, como, por exemplo, a prática do autoconhecimento e da gratidão, visto que, segundo a especialista, fazer o bem diminui os níveis de cortisol, o chamado hormônio do estresse.

Logo depois, a 1ª tenente ginecologista Lidiane Silva Mendes proferiu a palestra “Medidas para uma vida mais feliz”, na qual ensinou práticas para prevenir algumas das principais doenças que mais matam mulheres. Ela ressaltou como uma vida mais saudável, com exercícios físicos e alimentação balanceada, podem evitar enfermidades como a osteoporose, câncer de mama, de colo uterino e de intestino. Para finalizar, abordou um tema de extrema importância para a saúde feminina: a saúde sexual.

A programação do Dia Internacional da Mulher foi uma realização do Serviço de Comunicação Institucional (Secom), com apoio da Escola Judicial Militar (EJM).

Texto: Natália Oliveira
Edição: Esperança Barros
Secom/TJMMG