Personalidades recebem o Título de Cidadania Honorária

18/04/2012 15h49 - Atualizado em 18/04/12 15h49

1.jpgNa noite do dia 19 de abril, o Poder Legislativo do Município de Contagem realizou solenidade de outorga de Títulos de Cidadania Honorária, no Plenário Vereador José Custódio – Câmara Municipal.

Nesta cerimônia, foram homenageadas oito personalidades, dentre elas, o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG), juiz Cel BM Osmar Duarte Marcelino, por proposta do vereador Kawlpter Prates.

No evento, prestigiado por mais de 200 pessoas, entre autoridades, amigos e familiares, também foram homenageados o professor Baltazar Rodrigues Filho, o pastor Odílio Lucas Durval, o jornalista Fabius Alvim, o executivo Gilmar Fava Carrara, o empresário Márcio Geraldo do Carmo (Buiu), o agente de polícia Djalma Ribeiro Barbosa e o locutor de rodeios Fabrício Luís Resende (Fylé).

O presidente da Câmara, vereador Professor Irineu Inácio da Silva (PSDC), em seu discurso, destacou a importância da contribuição dos novos cidadãos honorários para Contagem e cumprimentou os vereadores pela indicação. "Em nome do Legislativo, parabenizo os homenageados pela merecida condecoração, e agradeço pelos trabalhos desenvolvidos com determinação e afinco em prol do nosso município. Ressalto que me sinto orgulhoso em presidir esta solenidade, na qual condecoramos grandes cidadãos por todos os méritos e dedicação à nossa cidade", declarou.

Falando em nome dos autores dos projetos de homenagem, o vereador Gustavo Gibson (PT) enalteceu o Título como reconhecimento público a pessoas de destaque. "Mais do que pela pompa, a nossa Casa está sendo regida hoje por um profundo sentimento de gratidão, que é o mais importante dos nossos deveres e um dos mais nobres dos nossos sentimentos", disse o parlamentar. "Ao tomar conhecimento dos currículos e acompanhar o trabalho de alguns, notamos que, apesar de exercerem atividades diferentes, todos são cidadãos abnegados e altruístas, enfim, verdadeiros contagenses".

Em nome dos agraciados, o juiz Cel BM Osmar Duarte Marcelino discursou, ressaltando que o Título resgata o antigo conceito de cidadão. "Hoje, a cidade é o mundo, e a globalização esmaeceu a importância do morador da cidade moderna", destacou o magistrado. "Felizmente, depois de conhecer diversos países e exercer atividades em inúmeras cidades, percebo que o valor da pessoa, com sua individualidade e com sua dedicação a uma coletividade fisicamente identificada em Contagem, ainda é reconhecido. Somos cidadãos mundiais, mas especialmente contagenses", concluiu.

O corregedor da Justiça Militar, juiz Cel PM James Ferreira Santos, e o juiz Cel PM Sócrates Edgard dos Anjos do TJMMG compareceram ao evento, prestigiando, assim, os homenageados.

 

Outras fotos estão disponíveis no Banco de Imagens da Justiça Militar.

Ascom