Pesquisa objetiva coletar dados sobre o impacto da tecnologia nas formas de trabalho do Judiciário
Entre os dias 3 e 14 deste mês, os magistrados, servidores e colaboradores do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG), devem responder ao questionário da 2ª etapa do Diagnóstico Justiça 4.0, uma pesquisa sobre o impacto da implementação dos Núcleos de Justiça 4.0, do Balcão Virtual e do Juízo 100% Digital. O estudo consiste na aplicação on-line do questionário de percepção, estruturado em 16 questões e direcionado a todo o corpo funcional do TJMMG.
As questões foram pensadas para captar a percepção dos participantes acerca dos quesitos que podem contribuir com a análise das evidências sobre o impacto da implementação das políticas tecnológicas nas formas de trabalho do Judiciário. Serão respondidas também questões sobre as mudanças no arranjo e uso de espaços físicos, iniciativas implementadas para garantir o acesso aos excluídos digitais, virtualização do processo, congestionamento de processos durante a pandemia de covid-19 e o retorno ao trabalho presencial pelos jurisdicionados e pelos advogados.
Os dados obtidos no questionário farão parte da base de dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que servirá para guiar a criação de novos fluxos, processos e formas de trabalho no Poder Judiciário, bem como elaborar a demonstração de resultados comparativos quanto à economicidade e eficiência da implementação dessas tecnologias. No total, os 87 Tribunais dos cinco segmentos de Justiça, irão participar da pesquisa.
Acesse o questionário da 2ª etapa do Diagnóstico Justiça 4.0 aqui.
Texto: Larissa Figueiredo
Secom/TJMMG