Pesquisa objetiva mapear o clima organizacional da Justiça Militar mineira
Com o objetivo de proporcionar bem-estar e satisfação no trabalho aos seus servidores, o Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG), por meio da diretoria executiva de Recursos Humanos, deu início neste mês de junho a uma pesquisa sobre clima organizacional. A primeira etapa do projeto consistiu na formação de um grupo focal com diversos servidores de diferentes setores, a fim de representar a diversidade existente no quadro de funcionários da Justiça Militar mineira.
Segundo a diretoria de RH, a pesquisa de clima é uma ferramenta utilizada para mapear o ambiente interno da organização sob a ótica dos servidores, acolhendo suas demandas e sugestões. Essa prática possibilita identificar os aspectos positivos e negativos no local de trabalho e, a partir disso, traçar planos de gerenciamento para possíveis conflitos e insatisfações.
Na prática, o grupo focal foi separado em dois subgrupos convidados a responderem perguntas sobre a própria percepção dos fatores que dizem respeito ao clima organizacional no TJMMG. Ações como essa, segundo a diretoria de RH, são fundamentais para estimular a motivação e o engajamento dos servidores, gerando um ciclo positivo na produção das equipes.
No TJMMG, a pesquisa de clima faz parte do Planejamento Estratégico 2021-2026, que prevê o aperfeiçoamento da gestão de pessoas e estabelece que projetos como esse sejam realizados a cada dois anos. Esta é a primeira pesquisa de clima organizacional realizada entre os servidores da Justiça Militar mineira e, posteriormente, será divulgado um cronograma de execução das várias etapas que irão nortear a pesquisa, cuja previsão de conclusão está prevista para agosto, quando o resultado servirá de base para a elaboração de um plano de melhorias para incrementar a satisfação no ambiente de trabalho no âmbito do Tribunal.
Texto: Larissa Figueiredo, com informações de RH/TJMMG
Edição: Esperança Barros
Secom/TJMMG