Pesquisa sobre “Assédio Moral, Sexual e Discriminação” na Justiça Militar pode ser respondida até esta quarta-feira

26/10/2022 13h17 - Atualizado em 26/10/22 13h17

Encerra-se nesta quarta-feira, 26, a pesquisa sobre “Assédio Moral, Sexual e Discriminação na Justiça Militar de Minas Gerais”, realizada pela Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual. A pesquisa servirá de base para a elaboração de estratégias e ações acerca do tema, e para respondê-la basta acessar o link Pesquisa sobre Assédio Moral, Sexual e Discriminação na Justiça Militar de Minas Gerais (google.com) .

Estão convidados a responder todos aqueles que atuam na JME (adolescente trabalhador, estagiário, terceirizado, contratado, prestador de serviço, servidor efetivo, servidor de recrutamento amplo, juiz, desembargador, militar e militar do Conselho de Justiça Permanente e Especial). Entre as perguntas elaboradas pela pesquisa, há espaço para dizer se o servidor já sofreu ou viu alguém sofrer assédio, constrangimento ou discriminação na Justiça Militar mineira, e, em caso positivo, explicitar se o ato foi relacionado à idade, gênero, orientação sexual, raça ou cor, classe social, religião ou crença, deficiência, aparência física, sobrepeso ou obesidade, além de citar que cargo ou função ocupa quem praticou o ato.

Outra pergunta indaga o que levaria alguém a não denunciar um caso desses, se por medo de sofrer represálias, de não conseguir provar, de se sentir ameaçado pelo assediador, medo da exposição ou de ser tachado de vitimista, medo de ter sua carreira atrapalhada ou de perder o cargo, vergonha de ter sido assediado ou discriminado, ou ainda por não querer reviver o episódio em eventuais processos, entre outros. A pesquisa também abre espaço para sugerir quais medidas de prevenção podem ser adotadas na Justiça Militar, como material informativo, campanhas de sensibilização, capacitação, etc.

Texto: Secom/TJMMG