PM promove seminário em preparação para a Copa de 2014

15/06/2012 14h23 - Atualizado em 15/06/12 14h23


A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) deu início ao Seminário Policiamento Turístico em Preparação para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, no dia 13 de junho, na Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte.


O secretário de Estado Extraordinário da Copa (Secopa), Sergio Barroso, e o comandante-geral da PMMG, Cel Márcio Martins Sant´Ana, participaram da abertura do encontro para uma plateia formada por cerca de 300 policiais da Capital, Região Metropolitana e interior do Estado.


O encontro visa preparar as forças de segurança de Minas para o evento esportivo. Um dos destaques da programação foi a palestra do gerente-geral de segurança do Comitê Organizador Local (COL), Hilário Medeiros, profissional com vasta experiência em segurança pública e privada. Os participantes da Polícia Militar tiveram conhecimento do trabalho a ser desempenhando em conjunto com o COL antes e durante o evento.


Cabo Arilton, da Diretoria de Finanças da PMMG, destacou o conteúdo da agenda. “Estou adorando o seminário porque eu não tinha ideia de como seria um projeto de segurança para a Copa. O Hilário Medeiros expôs de forma clara como funciona com as seleções de futebol, como elas chegam ao estádio ou aos hotéis. É fundamental, para nós que atuamos na ponta do processo, agirmos sempre com tranquilidade para manter a ordem e a segurança da população”, disse o militar.


Medeiros fez menção a incidentes ocorridos em mundiais e alertou sobre a presença de gangues especializadas em provocar distúrbios durante os jogos. “Vocês podem estar seguros que grupos de vândalos virão para a cidade, sem ingressos, sem reserva de hotel, apenas para incomodar as seleções na porta dos hotéis e provocar tumulto. É preciso se preparar para a chegada deles”, sugeriu.


Cel Sant´Ana destacou a importância de eventos preparatórios para a Copa destinados à Polícia Militar, reiterando a experiência da Corporação em eventos de grande concentração de pessoas. “Nossos batalhões têm experiência significativa e expertise suficiente para atuar com muita responsabilidade, realizando um trabalho com maestria no nível que Minas Gerais já vem demonstrando ao país ao longo da história”, assegurou. O comandante-geral da PMMG lembrou que a Corporação terá um papel fundamental na segurança dos acessos ao estádio, no perímetro urbano da Capital e cidades turísticas, além das fan fests. “O trabalho da inteligência será focado no perfil dos torcedores que visitarão nosso Estado”, disse.


Pesquisa – O Governo de Minas prepara um estudo, elaborado pelos especialistas em inteligência das principais forças de segurança do Estado, com análise de riscos para a Copa, previsto para ser finalizado em setembro. O documento detalhará ações preventivas e situações hipotéticas de risco com soluções correspondentes em segurança, como ataques terroristas, sequestros, sabotagens, entre outros. Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e funcionários do sistema prisional do Estado vão trabalhar de forma integrada em futura sede comum, a Sala de Situação e Controle de Crise para a Copa. O novo espaço tem previsão de abertura no segundo semestre deste ano.


Para o secretário Sergio Barroso, a Copa do Mundo será uma oportunidade de exibir ao mundo a competência de Minas Gerais na realização do grande evento esportivo. “Serão bilhões de telespectadores focados no que vai acontecer em nosso Estado. A Polícia Militar, juntamente com as outras forças de segurança do Estado, estará preparada para esse grande desafio que envolve dezenas de nacionalidades e perfis de comportamento”, conclui.

A programação do último dia do seminário incluiu palestras de representantes da Secretaria de Estado de Turismo e Secopa, além de convidados da Prefeitura.

 


15/06/2012

 


Fonte: Diario Oficial – Minas Gerais

 


Ascom – TJMMG