Policiais civis e militares participam de treinamento integrado

10/04/2012 16h23 - Atualizado em 10/04/12 16h23

Cerca de 70 policiais civis e militares de Belo Horizonte e da Região Metropolitana participam até a próxima sexta-feira (13/04) do Treinamento Policial Integrado (TPI), que está sendo realizado na Academia da Polícia Civil (Acadepol), no bairro Gameleira, na capital.


O curso, que teve início nesta segunda-feira (9/04), é uma inciativa da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), por meio da Gerência da Qualidade da Atuação do Sistema de Defesa Social (GQAS). O objetivo é preparar o efetivo policial para combater a violência e a criminalidade no Estado e fortalecer a integração das polícias.


Durante o treinamento, os participantes poderão refletir sobre os modelos comportamentais das organizações policiais e debater sobre as condutas éticas e direitos humanos. Serão, ainda, reforçadas as determinações e orientações sobre o emprego de métodos, técnicas e procedimentos próprios de cada ocorrência, bem como sua utilização correta nas rotinas de trabalho dos policiais.


O gestor da Qualidade da Atuação do Sistema de Defesa Social, José Francisco da Silva, destaca que a convivência dos policiais de diferentes corporações em sala de aula é de fundamental importância. “Durante as 40 horas do curso, os policiais terão oportunidade de trocar experiências e conhecimentos, além de construir relacionamentos que ultrapassem a prática pedagógica”, disse.


A atuação em equipe e a padronização de rotinas entre as corporações, de maneira a garantir mais segurança e tranquilidade à população, serão também abordadas durante as aulas e dinâmicas. O gestor da Seds lembra que, no cotidiano, o êxito das atividades policiais depende da ação e interação dos colegas, portanto, o aprendizado e a consolidação da ação conjunta são fundamentais e constituem o foco central do treinamento.


Dentre as disciplinas a serem estudadas, destacam-se a Política de Integração do Sistema de Defesa Social e Gestão Operacional Integrada e a Atuação de Qualidade e Técnicas Policiais. Serão abordados ainda a operacionalização dos sistemas informatizados de segurança pública, policiamento comunitário e treinamento com armas de fogo.

 

 

10/04/2012

 

Fonte: SEDS