“Positividade Tóxica” é tema de palestra do programa “Mente Sã & Corpo São”
O programa “Mente Sã & Corpo São”, idealizado pelo Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores da Justiça Militar de Minas Gerais, promove na quarta-feira, 12, a palestra “Positividade Tóxica”, com a finalidade de refletir sobre questões atuais que podem contribuir para o adoecimento físico e mental na contemporaneidade. A palestra é voltada exclusivamente ao público interno da JMMG, e será realizada das 14h às 15h30 no auditório do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG).
A positividade tóxica é um fenômeno que consiste em impor a si ou aos outros uma atitude falsamente positiva, silenciando ou sufocando as emoções consideradas negativas. Observa-se, na contemporaneidade, uma falta de permissão para vivenciar e externalizar sentimentos que são naturais e inerentes à experiência humana, como tristeza, raiva, inveja, angústia, frustração, ansiedade e medo, forçando em resposta uma reação artificialmente feliz e otimista diante de qualquer situação. Esse tipo de atitude impede a adoção da resiliência perante situações adversas e ainda cria predisposição a doenças psicossomáticas.
A palestra pretende promover uma reflexão sobre esse fenômeno e suas consequências, a partir do conhecimento compartilhado pela médica psiquiatra Tatiane Mourão, que foi professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) durante 20 anos, e atualmente atua como Diretora da Clínica Mourão, é International Fellow da American Psychiatric Association. As inscrições devem ser feitas via Sympla, por meio de link disponibilizado pela Escola Judicial Militar (EJM) no Spark.
Texto: Esperança Barros (Secom/TJMMG), a partir de texto da EJM/TJMMG