Posse coletiva no TJ será em 29 de junho

13/06/2012 09h55 - Atualizado em 13/06/12 09h55

coletiva.jpg
A posse dos membros eleitos que vão assumir os cargos de direção no Tribunal de Justiça de Minas Gerias (TJMG) será em 29 de junho. O desembargador Herculano Rodrigues foi eleito pelo Tribunal Pleno do órgão para o cargo de presidente do TJMG; o desembargador Almeida Melo, para o cargo de 1º vice-presidente; o desembargador José Antonino Baía Borges, para o cargo de 2º vice-presidente e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef); o desembargador Manuel Saramago, para 3º vice-presidente e superintendente dos Projetos Inovadores do TJMG; o desembargador Audebert Delage, para corregedor-geral de Justiça e a desembargadora Vanessa Verdolim, para vice-corregedora.

Após a eleição, que ocorreu em 23 de abril, o desembargador Herculano Rodrigues revelou que vai administrar com muita cautela, já que vai conviver com limitações orçamentárias. Entre suas metas, pretende priorizar investimentos na área de informática para que o processo eletrônico, no Tribunal de Justiça, agilize a prestação jurisdicional. “Se não investirmos na informatização não conseguiremos reduzir o acervo processual”.

O magistrado afirmou que o cargo que vai assumir é de grande responsabilidade, principalmente, porque o Poder Judiciário tem colhido, ultimamente, frutos de seus vícios e equívocos, o que, segundo ele, impõe a necessidade de correção da rota com muita determinação. “Temos que estabelecer um toque de ousadia para que magistrados e servidores se orgulhem de pertencer aos quadros do Poder Judiciário”, frisou.

O desembargador Almeida Melo ressaltou que vai seguir o planejamento a ser estabelecido pelo presidente eleito. Além disso, sustentou que vai adotar em sua gestão o novo Regimento Interno que, brevemente, será aprovado pela Corte Superior. “Vou dar continuidade ao trabalho já desenvolvido e aperfeiçoá-lo naquilo que for possível para tornar o Tribunal de Justiça de Minas Gerais padrão de primeira grandeza no Poder Judiciário”.

O desembargador José Antonino Baía Borges declarou sua satisfação ao ser eleito 2º vice-presidente. “Sinto-me honrado com esta eleição e espero que todos os eleitos administrem o Tribunal de Justiça sempre unidos”.

O desembargador Manuel Saramago afirmou que vai continuar o brilhante trabalho da 3ª Vice-Presidência e ressaltou que vai seguir a orientação política a ser definida pelo presidente eleito, desembargador Herculano Rodrigues.

O corregedor eleito, desembargador Audebert Delage, ressaltou que sua eleição pontua sua gestão como vice-corregedor. Afirmou que sua administração vai ser voltada para qualificar a orientação aos magistrados, bem como priorizar as funções inerentes à Corregedoria, entre elas, a fiscalização e disciplina.

A desembargadora Vanessa Verdolim disse que vai colaborar para que o corregedor eleito tenha uma gestão próspera. A magistrada afirmou que vai contribuir para que a Corregedoria mantenha-se firme na sua função de orientação, fiscalização e punir quando necessário.

Currículos

O desembargador Herculano Rodrigues é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Juiz de Fora. Ingressou na magistratura em 1976. Foi juiz de Direito nas comarcas de Tarumirim, João Pinheiro, Carangola e Belo Horizonte, onde também foi juiz auxiliar da Corregedoria de Justiça e titular da 4ª Vara Criminal. Em 1989, ingressou no extinto Tribunal de Alçada de Minas Gerais, sendo seu presidente, em 1997. Foi, ainda, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG). Atualmente, é o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef).

O desembargador Almeida Melo é doutor em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na magistratura, integrou o extinto Tribunal de Alçada, entre 1993 e 1998, e foi presidente do TRE-MG.

O desembargador José Antonino Baía Borges é bacharel em Direito pela UFMG, e em Letras, pela Faculdade de Ciências e Letras de Belo Horizonte. Possui título de doutorado outorgado pela UFMG. Na magistratura, foi juiz de Direito nas comarcas de Tombos, Ibiá, Sete Lagoas e Belo Horizonte. Ingressou no Tribunal de Alçada, sendo seu presidente. Em 1998, foi promovido a desembargador do TJMG. Foi, ainda, presidente do TRE-MG.

O desembargador Manuel Bravo Saramago é bacharel em Direito pela Faculdade Cândido Mendes. Foi promotor de Justiça nas comarcas de Eugenópolis e Conceição do Mato Dentro. Na magistratura, foi juiz de Direito nas comarcas de Mar de Espanha, Conselheiro Pena, Mantena, Viçosa e Belo Horizonte. Integrou o extinto Tribunal de Alçada.

O desembargador Audebert Delage é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora e pós-graduado em Direito Público e Direito Ambiental. Foi juiz de Direito nas comarcas de Tarumirim, Ipanema, Pirapora e Belo Horizonte. Foi membro do extinto Tribunal de Alçada e é desembargador desde 2002. Atualmente, é o vice-corregedor de Justiça.

A desembargadora Vanessa Verdolim Hudson Andrade é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete. Na magistratura, foi juíza de Direito nas comarcas de Andradas, Rio Casca, Coronel Fabriciano e Belo Horizonte. Integrou o extinto Tribunal de Alçada e é desembargadora desde 2004.

13/06/2012

Ascom TJMG / Unidade Goiás

Ascom TJMMG

Foto: Marcelo Albert