Presidente da Amagis visita o TJMMG

25/10/2022 12h21 - Atualizado em 25/10/22 12h21

O presidente da Associação dos Magistrados Mineiros – Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, fez uma visita institucional na tarde de segunda-feira, 24, ao Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais – TJMMG. Ele foi recebido pelo presidente, desembargador Rúbio Paulino Coelho; pelo corregedor, desembargador Sócrates Edgard dos Anjos; pelo diretor da Escola Judicial Militar, desembargador James Ferreira Santos; e pelo desembargador Osmar Duarte Marcelino, ouvidor da JME.

“É uma alegria para nós, um privilégio ter estado aqui no Tribunal Militar e ser recebido pela cúpula me deixou muito honrado. Isso só fortalece a nossa união e a nossa confiança recíproca”, ressaltou o presidente da Amagis. “A Associação tem muito orgulho de estar aqui hoje no Tribunal Militar, porque a gente percebe a importância dessa convivência e essa parceria institucional que a gente caminha há tantos anos”, destacou o juiz.

Durante o encontro foram tratados assuntos institucionais. O presidente da Associação também fez um convite aos magistrados para participar do Congresso da Magistratura Mineira, uma iniciativa da Amagis, que será realizado de 30 de novembro a 2 de dezembro com o tema com o tema “Magistratura, Democracia e Responsabilidade Social”.

“Esse evento é inédito. A Amagis realiza esse congresso agora em novembro e vai reunir a magistratura de Minas Gerais e autoridades do país todo. É o momento em que poderemos refletir muito sobre os graves problemas que ocorrem no país, e também de confraternização da magistratura. Então eu entendo como uma etapa muito importante que o presidente Luiz Carlos fará neste seu mandato, e a Justiça Militar, junto com seus desembargadores e juízes, estará lá prestigiando esse evento tão significativo para a magistratura mineira”, pontuou o presidente do TJMMG.

O Congresso da Magistratura Mineira ocorrerá no hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte, e está com inscrições abertas para a ampla programação de palestras e mesas temáticas possibilitando o encontro e reunião dos magistrados e magistradas em torno de debates qualificados em diversas áreas do Direito, da Cultura e Humanidades. Também será um momento de refletir sobre aspectos pessoais e profissionais relacionados à vida dos magistrados.

“A expectativa para o evento é uma grande união da magistratura, mas a magistratura não é só formada pelo juiz, é formada pelos seus filhos, pelas suas esposas, seus maridos, é uma função que envolve todas essas pessoas. Não há uma esposa ou um marido que não saibam das dificuldades que a magistratura absorve, então o encontro é isso, ter uma grande união para enfrentar os desafios e, mais do que isso, enfrentar esse novo momento do mundo pós-pandêmico”, detalhou o presidente Luiz Carlos Rezende e Santos.

Programação – A abertura do Congresso da Magistratura Mineira está marcada para as 20h do dia 30 de novembro, com a entrega do Prêmio Amagis de Jornalismo 2022 e lançamento da versão 2023. Na sequência haverá a palestra inaugural e show da banda 14 Bis.

A juíza Daniela de Freitas Marques, da Justiça Militar mineira, participará como expositora da mesa temática “Magistratura e Literatura”, que abre o primeiro dia de programação técnica do evento, em 1° de dezembro, às 9h. Ao lado da magistrada do TJMMG estarão o desembargador aposentado Humberto Theodoro Júnior e o desembargador Tiago Pinto, do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais – TJMG, além de Rogério Faria Tavares, presidente da Academia Mineira de Letras.

“A dra. Daniela é um diamante genial, muito inteligente, vai fazer uma contribuição maravilhosa, então a gente se sente pertencente e muito unido e juntos”, ressaltou o juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, presidente da Amagis. “É uma juíza capacitadíssima, que vem fazendo um trabalho muito importante na Justiça Militar, e engrandece muito a nossa Justiça ela participando como palestrante de um congresso tão importante. Isso mostra a união que existe em Minas Gerais, entre a Justiça Militar e a Justiça Estadual, e a Amagis sempre capitaneando esses laços de amizade que nos unem todos esses anos”, completou o presidente do TJMMG, desembargador Rúbio Paulino Coelho.

Também no dia 1° de dezembro, José Luiz de Moura Faleiros Junior proferirá a palestra “Aspectos jurídicos da utilização de sistemas de inteligência artificial pelo Poder Judiciário”, seguido de mesa temática sobre “Magistratura e os novos tempos”. Já na parte da tarde, das 14h às 15h, será realizada a mesa temática “Meio Ambiente e mineração: uma equação possível?”, com a juíza Perla Saliba Brito, o secretário de Meio Ambiente de Belo Horizonte, Mário Werneck, e Eduardo Couto, presidente da Comissão Especial de Direito Minerário do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB e Conselheiro do Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais – Sindiextra. O desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo José Renato Nalini, imortal da Academia Paulista de Letras, e o filósofo Mario Sergio Cortella farão as duas últimas palestras do dia.

Na sexta-feira, dia 2 de dezembro, a jornalista e escritora Cristina Fibe abre a sequência de eventos técnicos falando sobre “A investigação jornalística dos casos de violência contra a mulher e o papel da imprensa”, às 9h; o ministro Sebastião Reis, do Superior Tribunal de Justiça – STJ, profere palestra às 10h; às 11h o tema será “Revolução da longevidade e seus impactos nas relações familiares, sociais e profissionais”, com a escritora Cris Pàz; e ao meio-dia o presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco, fará a palestra de encerramento.

As inscrições estão abertas para magistrados associados à Amagis e para acompanhantes que queiram acesso às palestras de Mario Sergio Cortella e Cris Pàz. Os valores arrecadados com as inscrições serão doados a entidades sociais, entre elas o Nutris, instituição social criada pela Magistratura mineira.

Saiba mais sobre o congresso e se inscreva aqui: www.congresso.amagis.com.br

Texto: Secom/TJMMG