Presidente do TJMMG assiste à transmissão da chefia do Gabinete Militar do Governador

01/02/2023 17h56 - Atualizado em 01/02/23 17h57

O presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais, desembargador Cel Rúbio Paulino Coelho, esteve entre as autoridades convidadas a presenciar a transmissão e assunção da chefia do Gabinete Militar do Governador (GMG), em solenidade realizada na terça-feira, 31, no Palácio Tiradentes, localizado na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Quem assume a função é o coronel PM Carlos Frederico Otoni Garcia, que também responderá pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).

No início da cerimônia, o governador Romeu Zema entregou o emoldurado da bandeira-insígnia ao coronel Osvaldo de Souza Marques, que ocupava o cargo desde 2020, além da medalha de Mérito Militar, pelos seus 30 anos de trabalho na ativa. Em sua despedida, o coronel fez um balanço com os dados relativos aos anos de 2021 e 2022, quando contabilizou mais de 500 missões atendidas pelos veículos terrestres da Defesa Civil, que percorreram mais de 3 milhões de quilômetros no estado. Foram mencionadas, ainda, 307 missões de aeronaves para trabalhos como segurança pública e transporte de órgãos a serem transplantados, e a captação de água para 75 municípios do agreste mineiro no ano passado.

Ele destacou também a capacitação de 5,5 mil mineiros para desempenharem os primeiros trabalhos de Defesa Civil em seus respectivos municípios. “E o mais importante é que, quando aquele colete de Defesa Civil chegava aos municípios, era recebido por um abraço, que muitas vezes conforta o coração”, finalizou, desejando ainda um comando virtuoso e profícuo ao novo chefe do GMG.

O recém-empossado coronel Frederico Otoni parabenizou seu antecessor e enfatizou seus objetivos no cargo. Um deles é trabalhar por maior integração com demais entes do estado, além de instituições e organizações que possam auxiliar a obter “o uso cada vez mais adequado dos recursos humanos, logísticos e financeiros”.

“Comprometo-me a entregar o máximo da minha capacidade, intelectual e laborativa, para desempenhar nossa missão da melhor forma e focado para que Minas continue sendo o melhor estado do país para viver, trabalhar ou empreender”, concluiu o novo comandante do Gabinete Militar e da Defesa Civil Estadual.

Além do presidente do Tribunal de Justiça Militar, participaram da solenidade entre os convidados o desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, que representou o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, José Arthur de Carvalho Pereira Filho; o assessor militar do TJMG, coronel Gilmar Santos; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Erlon Dias; representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Civil, parlamentares e secretários de Estado.

Currículo – O Cel Frederico Otoni tem 46 anos, nasceu em Barbacena e é formado em Direito pela Faculdade de Direito de Varginha (Fadiva). Ele entrou para a Polícia Militar de Minas Gerais em 1995, graduando-se no Curso de Formação de Oficiais (CFO) em 1998.

Na Academia da Polícia Militar (APM) cursou Especialização em Segurança Pública (Cesp), em 2012, e Especialização em Gestão Estratégica em Segurança Pública (Cegesp), em 2018. Ocupou o cargo de comandante do Pelotão de Choque no 24º Batalhão da Polícia Militar (BPM), onde também comandou a 207ª Companhia Tático Móvel. Atuou como coordenador do CFO, entre 2008 e 2010, comandou a 2ª Companhia do Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) e depois retornou para a APM, onde novamente foi coordenador do CFO. Teve passagens pela direção e administração do Centro de Formação de Soldados e do Centro de Educação Física.

Em 2016, assumiu como subcomandante o 41º BPM e, nos anos de 2018 e 2019, comandou o 5º BPM. No 16º BPM, esteve à frente do comando da Escola de Formação de Oficiais em 2019 e 2020.

O posto de coronel foi alcançado em 2022, ano em que assumiu a 5ª Região da Polícia Militar (RPM), com sede em Uberaba, e foi responsável pelo policiamento de 30 cidades das regiões do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba.

Texto: Edição Secom/TJMMG, a partir de texto da Agência Minas e Ascom TJMG
Fotos: TJMMG e Cristiano Machado/ Imprensa MG