Presidente do TJMMG compõe mesa de honra em homenagem ao corregedor-geral eleitoral

23/10/2023 17h26 - Atualizado em 23/10/23 17h26

O presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais, desembargador Rúbio Paulino Coelho, esteve presente à cerimônia de entrega da medalha do Mérito Eleitoral “Desembargador Vaz de Mello”, do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), ao ministro Benedito Gonçalves, membro titular do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e atual corregedor-geral eleitoral, na sexta-feira, 20. Na oportunidade, o magistrado do TJMMG compôs a mesa de honra do evento ao lado de outras autoridades.

A medalha foi entregue pelo presidente do TRE-MG, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, juntamente com o vice-presidente e corregedor, desembargador Ramom Tácio de Oliveira, e o presidente do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil, desembargador Fernando Wolff Bodziak. A homenagem é um reconhecimento pela atuação e pela contribuição do ministro Benedito Gonçalves para o engrandecimento da Justiça Eleitoral.

O presidente da corte eleitoral mineira destacou em seu discurso a atuação do homenageado, com 35 anos dedicados ao Poder Judiciário brasileiro. Em agradecimento, o ministro reforçou seu compromisso com a Justiça Eleitoral. “Essa condecoração representa um verdadeiro reconhecimento que me enche de orgulho e renova em mim o compromisso com a Justiça Eleitoral e com os valores democráticos que regem a nossa nação”, pontuou.

De forma inédita, durante o evento o exercício da presidência do TRE-MG foi transferido, em caráter simbólico, ao ministro Benedito Gonçalves. No exercício desta presidência simbólica, o ministro e o desembargador Octavio Boccalini assinaram a Portaria TRE nº 329/2023, a qual institui “O Ano da Liberdade e da Igualdade no Estado de Minas Gerais” no período de 20 de outubro de 2023 a 19 de outubro de 2024. A iniciativa visa promover, durante o período, projetos e ações especialmente direcionados a garantir a liberdade e igualdade no efetivo exercício dos direitos.

A solenidade foi prestigiada por presidentes e corregedores de diversos tribunais regionais eleitorais do país. Além do presidente do TJMMG, estiveram presentes ao evento também diversas autoridades mineiras, entre elas a presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, desembargadora Mônica Sifuentes; o desembargador Alexandre Victor de Carvalho, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; o conselheiro Adonias Fernandes Monteiro, representando o Tribunal de Contas do Estado; o procurador-geral de justiça do Estado, Jarbas Soares Júnior; e o desembargador Joemilson Donizetti Lopes, diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral, representando o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juiz Luiz Carlos Rezende e Santos.

Texto: Larissa Figueiredo, com texto de TRE-MG
Edição: Esperança Barros
Ascom/TJMMG
Fotos: TJMMG e TRE-MG