Presidente do TJMMG faz discurso como paraninfo do Curso de Formação de Soldados 2022

28/11/2022 10h46 - Atualizado em 28/11/22 10h46

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) concluiu o Curso de Formação de Soldados 2022, que este ano formou cerca de 1,4 mil soldados que serão destinados a todos o estado. Da turma do CFSD 2022, 645 atuarão na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), cuja solenidade de formatura ocorreu na sexta-feira, 25, na Academia de Polícia Militar (APM), no bairro Prado, em Belo Horizonte, e contou com o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais, desembargador Cel Rúbio Paulino Coelho, como paraninfo.

“Hoje é um dia de grande alegria e satisfação para mim, sinto-me verdadeiramente honrado e, ao mesmo tempo, com grande responsabilidade, por ter sido escolhido para paraninfar esta turma, abrangendo militares que atuarão tanto na área operacional, quanto nas áreas técnicas da corporação”, saudou o presidente do TJMMG em seu discurso. “Além da variedade de representantes de toda as Minas Gerais, vários de vocês são oriundos de outros estados e possuem formação em diversas áreas, inclusive alguns são oriundos de outras forças militares. Em que pese essa diversidade, todos vieram com um objetivo comum, que foi o de se tornar um soldado da PMMG. E foi esse objetivo, e hoje, essa conquista, que nos torna iguais, irmãos de farda, sonhadores com uma sociedade justa, segura e livre. O mesmo sonho que vocês têm hoje, ainda está em mim desde quando adentrei, pela primeira vez em março de 1976, como aluno, ao hoje centenário portão das armas da nossa Academia de Polícia Militar, que é o de proteção da sociedade”, prosseguiu.

O Curso de Formação de Soldados de 2022 teve início em fevereiro, com uma grade curricular abrangendo aulas teóricas e práticas de 26 matérias divididas em sete temáticas, dentre elas conhecimentos jurídicos, funções técnicas, tecnologias em segurança e comunicação. Os soldados também tiveram treinamentos complementares como preparação em base comunitária, conduta de patrulha, prevenção à violência doméstica e operadores de instrumento de menor potencial ofensivo, credenciamento em armas portáteis de alta energia, estágio básico de operador de controlador de distúrbio e atendimento pré-hospitalar de combate.

“Para atingir esse objetivo, vocês tiveram que abdicar do convívio familiar, dos momentos de lazer, enfrentaram um concurso difícil e muito disputado, certamente passaram horas estudando com afinco, isso somente para iniciar o curso. Após a aprovação, foram surpreendidos com uma formação técnica que requereu de vocês extrema dedicação, com o objetivo de capacitá-los a enfrentar os diversos desafios que surgirão no cotidiano e toda sua vida profissional”, pontuou o presidente do TJMMG. “Tenho a certeza que souberam aproveitar ao máximo o que o curso lhes propiciou. Saibam que devem ter uma formação continuada, e a instituição lhes proporcionará isso. Pois o comando da Polícia Militar sempre se preocupou em ter profissionais habilidosos, dando-lhes todo o suporte necessário para prestarem um bom atendimento. Valorizem isso, pois estarão ao mesmo tempo valorizando a si mesmos e a sociedade”

O paraninfo ressaltou a grande responsabilidade que passam a ter os seus agora irmãos de farda. “Terão que ter em mente que todas as suas ações e condutas refletem também as ações da instituição, porque vocês são os representantes legítimos do estado no combate ao crime e à promoção da segurança pública. É importe destacar que hoje, em tempos de comunicação digital e de redes sociais, será essencial manterem vivos os valores institucionais. E aqui, chamo atenção para a representatividade, a disciplina, a ética e a hierarquia. A farda é nossa segunda pele e por isso devemos preservá-la, pois qualquer arranhão, por menor que seja, poderá macular toda a história da bissecular corporação de Tiradentes”, disse. “Vamos continuar honrando o nome da Polícia Militar de Minas Gerais como a melhor polícia do Brasil”, conclamou.

A cerimônia de formatura teve participação do comandante-geral da PM, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues; do chefe do Estado-Maior da instituição, coronel Eduardo Felisberto Alves; e do comandante da Academia de Polícia Militar, coronel Eugênio Pascoal da Cunha Valadares. Durante o evento, o comandante-geral da PMMG anunciou que o concurso para provimento de 3.250 vagas, sendo mais de duas mil para a formação de novos soldados, está prevista para 2023. “A confiança e a credibilidade do Governo de Minas na instituição só aumenta a nossa responsabilidade. O governo já investiu cerca de R$ 1 bilhão para a parte logística e o anúncio do concurso fortalece o nosso efetivo”, disse o coronel Rodrigo Sousa Rodrigues.

Assista à formatura do CFSD AQUI:

Texto: Secom/TJMMG, a partir de informações do texto de autoria de Mara Rúbia/PMMG