Presidente do TJMMG parabeniza magistrado mineiro indicado ao STJ

O desembargador Afrânio Vilela, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), teve seu nome aprovado para a vaga de ministro no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG), desembargador Rúbio Paulino Coelho, que cumpre agenda em Brasília participando do Seminário Internacional – A Justiça Militar Contemporânea, aproveitou para prestigiar o desembargador mineiro que foi sabatinado por mais de cinco horas na última quarta-feira, 25, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal.

Desembargador Afrânio Vilela durante sabatina na CCJ do Senado Federal

Para aprovação eram necessários 14 votos favoráveis dos 27 senadores da CCJ. No final da sessão, o presidente da Comissão, senador Davi Alcolumbre, anunciou a aprovação dos indicados para o STJ, e o desembargador Afrânio Vilela recebeu 27 votos favoráveis. Os demais sabatinados, a advogada Daniela Rodrigues Teixeira e o desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) Teodoro Silva Santos, também foram aprovados com 26 e 27 votos, respectivamente.

As três indicações foram feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para vagas decorrentes do falecimento do ministro Paulo de Tarso Sanseverino, em abril, e das aposentadorias dos ministros Jorge Mussi, em janeiro, e Felix Fischer, em agosto de 2022. Agora, depende da confirmação do Plenário do Senado para que os sabatinados sejam nomeados e empossados nos cargos.

Além do desembargador do TJMMG, o presidente do TJMG, desembargador José Arthur Carvalho Filho, também prestigiou em Brasília o desempenho do magistrado indicado ao STJ. Ao final da sabatina, o presidente Rúbio cumprimentou Afrânio Vilela.

Trajetória – José Afrânio Vilela formou-se em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia, em 1985, e ingressou na magistratura em 1989, passando pelas Comarcas de Resende Costa, Bom Sucesso, Contagem e Belo Horizonte. Em 2005, foi promovido ao cargo de desembargador do TJMG. No biênio 2018/2020, foi eleito 1º vice-presidente da Corte mineira.

Ao longo de sua trajetória no TJMG, o magistrado foi superintendente de diversas áreas, atuou como membro de bancas examinadoras e integrou várias comissões. Antes de ingressar na magistratura, também atuou como advogado. O desembargador Afrânio Vilela tem experiência na docência, recebeu inúmeras condecorações e é cidadão honorário de várias localidades. O magistrado já integrou a lista tríplice para o STJ em 2013 e em 2015.

 

Texto: Larissa Figueiredo, com texto de TJMG

Edição: Esperança Barros

Ascom/TJMMG

Rolar para cima