Presidente do TJMMG participa das solenidades de recondução do governador para segundo mandato

02/01/2023 16h28 - Atualizado em 02/01/23 16h46

O presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais, desembargador Rúbio Paulino Coelho, participou das duas solenidades de recondução do governador Romeu Zema para segundo mandato em Minas Gerais, ambas realizadas no domingo, 1° de janeiro de 2023. A primeira delas foi a cerimônia de posse, na Assembleia Legislativa do Estado, e a segunda foi um evento do próprio Poder Executivo no Palácio das Artes.

A cerimônia de recondução ao cargo, realizada no Palácio das Artes, contou com a presença de autoridades, prefeitos, presidentes e representantes dos três poderes de Minas Gerais, além de secretários de governo. O presidente do TJMMG compôs o dispositivo de honra, acompanhado pelo primeiro vice-presidente da ALMG, deputado Antônio Carlos Arantes; pelo segundo vice-presidente e presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Renato Luís Dresch, representando o presidente José Arthur Filho; o coordenador da bancada federal de Minas Gerais, deputado federal Diego Andrade; pelo procurador-geral de Justiça em exercício, Márcio Gomes de Souza; pela defensora pública-geral, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias; pelo vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Gilberto Diniz; e pelo presidente eleito da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Gabriel Azevedo, representando a presidente Nely Aquino.

Também compuseram a tribuna da solenidade de recondução do governador o secretário de estado de Governo, Igor Eto; o presidente nacional do Partido Novo, Eduardo Rodrigo Fernandes Ribeiro; e o presidente do partido em Minas, Ronnye Antunes.

O presidente do TJMMG, desembargador Rúbio Paulino Coelho, compôs a tribuna de honra de solenidade de recondução do governador 
Foto: Gil Leonardi/ Imprensa MG

“Abrimos o Palácio das Artes para receber os prefeitos, lideranças políticas e toda a sociedade civil que foram fundamentais para realizar o trabalho de arrumar a casa que executamos ao longo dos últimos quatro anos. Foi esse esforço que possibilitou o reconhecimento dos mineiros que escolheram por nos reeleger em primeiro turno. Deixo aqui minha gratidão a vocês e a todo o povo de Minas que depositaram sua confiança nesse projeto”, disse o governador.

Em seu pronunciamento, o vice-governador Professor Mateus também ressaltou o processo democrático brasileiro e firmou um compromisso. “Ao povo de Minas, meu agradecimento e meu compromisso: trabalho, trabalho, trabalho, porque para qualquer resultado na vida, por aleatório que os resultados pareçam, trabalho será sempre fundamental”, destacou.

Vice-governador Professor Mateus fala diante das autoridades presentes ao Palácio das Artes
Foto: Gil Leonardi/ Imprensa MG

Posse – A solenidade de recondução do governador no Palácio das Artes foi a culminância de uma programação iniciada mais cedo, com a posse na ALMG. Logo na chegada, Romeu Zema e Professor Mateus Simões atravessaram o Hall das Bandeiras, onde estava perfilada a Guarda de Honra dos Dragões da Inconfidência, que remonta à origem da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e simboliza os ideais libertários dos inconfidentes. O ritmo foi dado por dobrados e outras músicas mineiras executadas pela Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

Em seguida, foram recepcionados por uma comissão de nove deputados no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira. O governador eleito e seu vice entraram no Plenário da ALMG sob a cúpula de aço de cadetes da PMMG que empunhavam o espadim Tiradentes, símbolo de honra e dignidade. O gesto demonstra honra e respeito ao chefe do Executivo e realça o espírito de disciplina e apreço da corporação.

A reunião solene de Plenário foi aberta pelo vice-presidente da ALMG, deputado Antônio Carlos Arantes. “A convivência harmônica e independente continuará sendo símbolo da nossa trajetória no interesse maior da nossa Minas Gerais”, pontuou Arantes. “Faço votos que o senhor tenha sucesso em recolocar Minas sempre no caminho do desenvolvimento e da justiça social”.

Foi feito um minuto de silêncio em homenagem ao jogador de futebol Pelé, falecido na quinta-feira, 29, e o Hino Nacional foi executado pela cantora Negra Mary. Na sequência, Zema e Professor Mateus entregaram suas declarações de bens ao primeiro secretário da Casa, deputado Tadeu Martins Leite. A cerimônia prosseguiu com a leitura do compromisso constitucional e pela assinatura do termo de posse, quando governador e vice foram, então, declarados empossados pelo vice-presidente da Assembleia Legislativa.

 

Governador Romeu Zema faz discurso no plenário da ALMG
Foto: Clarissa Barçante/ALMG

União entre poderes – Em seu pronunciamento no Plenário, Romeu Zema pediu a união de todos os Poderes, instituições e sociedade civil em prol da retomada do protagonismo político e econômico de Minas Gerais. “Tenho certeza de que o bem-estar dos mineiros é um interesse comum entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e a sociedade civil. Todos temos como missão fazer de Minas e do Brasil um lugar mais livre, mais rico e mais igualitário. Por isso, é fundamental que estejamos alinhados sobre o caminho que devemos seguir. Se, ainda que no mesmo barco, remarmos em sentidos opostos, permaneceremos no mesmo lugar”, ressaltou Romeu Zema, em seu pronunciamento na mesa do plenário da ALMG.

“Os maiores avanços que alcançamos ao longo do nosso governo vieram quando juntos seguimos em uma mesma direção (…) Muitas vezes, para remarmos no mesmo sentido, é preciso que a tripulação discuta sobre qual a melhor rota a ser seguida. E chegar a esse entendimento pressupõe o diálogo e respeito mútuo. Ao nos depararmos com dificuldades para um consenso, o caminho deve ser sempre o da flexibilidade para concessões e disposição para continuar o trabalho em busca de união, e nunca o de lutar para ver quem rema mais forte na direção que deseja. Tenham a certeza de que o Governo de Minas seguirá os próximos quatro anos pautado por esses princípios de colaboração, justiça e transparência, sempre em defesa do melhor para todos nós mineiros”, prosseguiu.

“Vamos caminhar em harmonia com os demais poderes para alcançar um Estado eficiente, que melhore a vida de todos servindo de exemplo ao Brasil”, ressaltou Zema. Após o término da cerimônia de posse, governador e vice deixaram o Plenário novamente sob a cúpula de aço, dessa vez formada por cadetes da CBMMG.

Assista à cerimônia de posse na ALMG

Assista à solenidade de recondução do cargo

Texto: Edição Secom/TJMMG a partir de textos da Agência Minas e assessoria da ALMG
Fotos: Gil Leonardi/ Imprensa MG e Clarissa Barçante/ALMG