Presidente do TJMMG participa de sessão solene cívica em comemoração ao sesquicentenário de criação da Corte mineira

07/08/2023 17h53 - Atualizado em 08/08/23 11h19

O presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais, Cel Rúbio Paulino Coelho, esteve na sessão solene cívica em comemoração ao sesquicentenário de criação da Corte mineira, realizada nesta segunda-feira, 7 de agosto, no Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.

O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça de Minas Gerais se reúne em sessão histórica, em homenagem aos 150 anos de criação da Corte Mineira. Há exatos 150 anos, em 6 de agosto de 1873, um ato do imperador Dom Pedro II, o Decreto Imperial 2.342 criava mais sete tribunais da Relação no Império. Entre eles, o Tribunal de Relação de Ouro Preto, fazendo assim emergir a Segunda Instância nas Minas Gerais. Seis meses depois, em 3 de fevereiro de 1874, o Tribunal da Relação de Ouro Preto era instalado e iniciava seus trabalhos.

Para marcar o sesquicentenário de criação do Tribunal mineiro, uma série de atividades foi organizada pela Comissão Especial  constituída para idealizar os festejos em torno da data. As celebrações iniciaram, neste dia, às 15h,  no Edifício-Sede do TJMG.

A Sessão Solene Cívica foi conduzida pelo presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, e teve participação da Direção do Tribunal, bem como de todos os desembargadores da Corte estadual, magistrados e outras autoridades dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo.

Durante a solenidade, as autoridades enfeitaram a herma de Dom Pedro II com uma corbelha de flores em homenagem ao criador do Tribunal de Justiça. Houve ainda uma apresentação do Quarteto de Cordas da Orquestra do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, cujo patrono é Dom Pedro II, responsável pela criação do Tribunal da Relação de Ouro Preto.

Texto: Tatiana Reis (Secom/TJMMG), a partir do texto do TJMG
Fotos: TJMG