Presidente do TJMMG participa do lançamento do Núcleo de Combate a Crimes Contra Corporações

26/04/2023 11h21 - Atualizado em 26/04/23 11h23

 

 

O presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG), desembargador Rúbio Paulino Coelho, esteve presente ao lançamento do Núcleo de Combate a Crimes Praticados contra Corporações (Nucorp) na manhã desta terça-feira, 25. O desembargador compôs a mesa de honra do evento, ao lado do governador Romeu Zema, do procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, e de outros representantes do setor público e de entidades do segmento empresarial.

O objetivo do Nucorp é intensificar o combate aos crimes contra empresas, protegendo-as e melhorando a prestação de serviços ao cidadão. Para isso, prestará apoio aos promotores de Justiça na identificação, prevenção e repressão de crimes que causem grave prejuízo a pessoas jurídicas do estado de Minas Gerais, e promoverá o aprimoramento do rastreamento e recuperação de ativos provenientes de ilícitos, mantendo interlocução com instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, para aprofundar a colaboração na identificação, prevenção e repressão desses ilícitos.

O grupo criado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) fará parte da estrutura da Unidade de Combate ao Crime e à Corrupção (UCC), e vai atuar em conjunto com outros órgãos de segurança e justiça do estado, como a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Penal. O Nucorp será composto pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (Caoet) e o Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber).

Na abertura da solenidade, o procurador-geral de Justiça explicou a importância do combate a essa modalidade de crime que afetou, em 2022, 51% das empresas mineiras, o que acarretou mais de R$ 12 bilhões em perdas financeiras. Ele ressaltou que esse prejuízo reflete em toda a sociedade, para além dos empresários.

“A macrocriminalidade não se limita apenas à prática de violência contra pessoas. Nos últimos anos, uma nova criminalidade se especializou na prática de crimes contra empresas por meio de fraudes sofisticadas. Além das perdas financeiras diretas, a reputação das empresas também vem sendo gravemente afetada”, disse Jarbas Soares Júnior. “Esses crimes têm o potencial de desestabilizar a economia, aumentar um sentimento de insegurança e impunidade na sociedade, afetar o desenvolvimento social, a geração de empregos, e o acesso a serviços de qualidade e mais baratos”, ressaltou.

Em seu discurso, o governador Romeu Zema tocou no mesmo ponto, dizendo que o foco do Nucorp não é somente proteger empresas, mas, principalmente, melhorar o serviço para o cidadão. E reforçando o benefício à população, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, explicou que a iniciativa fortalece a segurança jurídica do país, atraindo cada vez mais investidores para Minas Gerais.

Representando a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o diretor Executivo de Relações Institucionais, Adauto Duarte, elogiou a iniciativa inovadora e ressaltou que Minas Gerais se tornou referência no combate a crimes contra pessoa jurídica, chegando a alcançar a marca de zero assaltos a instituições bancárias em 2022. Agora, ele espera que os resultados de combate a esse tipo de crime no meio digital sejam tão positivos quanto à prevenção dos que ocorrem no meio físico.

A mesa de honra do evento contou ainda com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Flávio Roscoe, que agradeceu a criação do Nucorp em nome do comércio mineiro, e a defensora pública-geral Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias. O comandante-geral da Polícia Militar, cel Rodrigo Piassi do Nascimento, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, cel Erlon Dias do Nascimento Botelho, também participaram do lançamento.

Assista ao lançamento do Nucorp na íntegra AQUI.

Texto: Natália Oliveira
Edição: Esperança Barros
Secom/TJMMG

 

Fotos: TJMMG e Camila Soares/MPMG