Presidente do TJMMG prestigia abertura do 10º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual

27/04/2023 09h21 - Atualizado em 27/04/23 09h21

O desembargador Rúbio Paulino Coelho, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMMG), compôs a mesa de honra da abertura do 10º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual (Enastic), na terça-feira, 25, no Auditório do Tribunal Pleno no edifício-sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em Belo Horizonte. O evento reúne as principais tendências de tecnologias e inovações a serem aplicadas no Poder Judiciário.

Em sua 10ª edição, o Enastic promove, até quinta-feira, 27, a apresentação de cases a convidados de tribunais de todo o país, reunindo os melhores projetos na área das tecnologias de informação e comunicação através da apresentação de soluções, além de facilitar a troca de conhecimento entre os tribunais.

Uma das propostas foi apresentada pelo presidente do TJMG, José Arthur de Carvalho Pereira Filho. Ele falou sobre a iniciativa em implementar, nas comarcas mais remotas do estado, os chamados Fóruns Digitais, que são pontos de atendimento eletrônico que viabilizarão a prestação de serviços pelo judiciário e por órgãos conveniados de forma totalmente remota. Segundo ele, este é apenas um entre inúmeros outros exemplos a revelar como a tecnologia tem se aproximado cada vez mais do universo da Justiça e do Direito, gerando mudanças ainda imensuráveis.

“Com as transformações que vislumbramos, num exercício futurístico, podemos afirmar que, em pouco tempo, a realidade da nossa Justiça, ouso dizer, será, sob vários aspectos, muito distinta da que conhecemos hoje. Iremos conviver com frequentes quebras de paradigmas, o que suscita em nós o esforço e o compromisso permanente de nos anteciparmos a essas mudanças, sob pena de nos desconectarmos do nosso tempo, deixando de oferecer à sociedade a Justiça que ela espera e merece”, acrescentou.

Além dos presidentes do TJMMG e do TJMG, estiveram presentes à mesa de honra o desembargador Alberto Vilas Boas, 1º vice-presidente do TJMG, e a desembargadora Lilian Maciel, representando o 2º vice-presidente; o corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Corrêa Júnior; o CEO da empresa Judiciário Exponencial, organizadora do evento, Ademir Piccoli; o desembargador André Leite Praça; o procurador de justiça de Minas Gerais, Eduardo Henrique Soares Machado; o desembargador do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, Flávio Gambogi; o presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais, conselheiro Gilberto Pinto Monteiro Diniz; o assessor de Planejamento e Infraestrutura da Defensoria Pública de Minas Gerais, Ademar Neto; e a vice-presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, Ângela Maria Prudente.

6Ds – A primeira palestra do 10º Enastic abordou o tema “Os 6Ds da Exponencialidade aplicado à Justiça” e foi ministrada pelo CEO da empresa Justiça Exponencial (J.Ex), Ademir Piccoli. Ele falou sobre o conceito dos 6Ds, criado por Peter Diamandis, fundador da empresa Singularity, universidade idealizada e criada pela big tech Google e pela Nasa para promover uma investigação sobre o futuro da humanidade e do planeta.

Os 6Ds referem-se à digitalização, decepção, disrupção, desmonetização, desmaterialização e democratização. “Cada um destes conceitos se insere no processo de evolução de um produto ou serviço”, ressaltou o palestrante.

Texto: Natália Oliveira, a partir de texto do TJMG
Edição: Esperança Barros
Secom/TJMMG

Fotos: Riva Moreira/TJMG