Presidente do TJMMG prestigia formatura de mais de 400 novos policiais civis
O presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais, desembargador Rúbio Paulino Coelho, integrou o dispositivo de honra da solenidade de conclusão do Curso de Formação Técnico-Profissional das carreiras de delegado, investigador, escrivão, médico legista e perito criminal, e do Curso de Preparação para o Exercício da Função Administrativa das carreiras de analista da Polícia Civil e de atividades governamentais, e técnico-assistente da Polícia Civil e de atividades governamentais de Minas Gerais. A cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira, 8, no Arena Hall, formou ao todo 459 novos profissionais.
Concluíram curso na solenidade 447 policiais civis e 12 analistas e técnicos, todos alicerçados na base curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Aulas de manejo e emprego de arma de fogo, técnica de ação policial, inteligência e investigação policial, gestão estratégica e cultura organizacional, entre outros temas, foram abordados nas disciplinas.
“Somos um corpo único. A missão da Polícia Civil, de investigar e reduzir o fenômeno da violência, juntamente com seu negócio de exercer a polícia judiciária e fortalecer a democracia, dependem de cada um de nós, pautados na hierarquia e na disciplina, pois somente assim seremos reconhecidos pela excelência na promoção de nossos valores com o compromisso do interesse público, e a promoção dos direitos humanos”, disse o delegado Galeno Aécio Simeão Gontijo, que discursou em nome dos formandos.
O discurso da chefe da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), delegada-geral Letícia Gambogi, foi no mesmo sentido de exaltar os valores a serem defendidos pelos novos profissionais. “Logo que iniciem os seus trabalhos nas unidades policiais, peço que cada um compreenda que o aprendizado adquirido na Acadepol é algo permanente, mas também dinâmico (…) Todos os dias adquirimos novos conhecimentos, tanto com os antigos, quanto com os novos colegas de profissão. Assim, recomendo às senhoras e aos senhores que respeitem sempre as gerações que os antecederam, que assimilem os melhores aprendizados e ensinamentos do dia a dia da prática policial, e que não olvidem jamais das lições de ética, probidade, hierarquia, disciplina, força, honra, lealdade, coragem e compromisso adquiridos na nossa Academia de Polícia Civil”, disse a delegada-geral.
Entre as autoridades que participaram do evento, também compuseram o dispositivo de honra a chefe adjunta da Polícia Civil, delegada-geral Rita de Cássia Januzzi e a diretora da Academia de Polícia Civil, delegada-geral Yukari Miyata, além de deputados federais e estaduais, e outros convidados. A presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), desembargadora Mônica Sifuentes, foi a patronesse da cerimônia, e o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), José Arthur de Carvalho Pereira Filho, foi o paraninfo. O escrivão Tiago Henrique de Araújo Rodrigues foi o juramentista da turma.
Assista à cerimônia na íntegra aqui.
Texto: Esperança Barros
Ascom/TJMMG