Presidente do TJMMG recebe comenda do Tribunal de Contas de Minas Gerais

14/09/2023 17h32 - Atualizado em 18/09/23 15h47

O presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais, desembargador Rúbio Paulino Coelho, foi condecorado com Colar do Mérito da Corte de Contas Ministro José Maria Alkmim, em cerimônia realizada na quarta-feira, 13, na sede do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG). O Colar do Mérito é uma forma de homenagear personalidades que se destacaram por prestar relevantes serviços ao TCE e ao sistema de controle da administração pública.

Durante a solenidade, o presidente do TCEMG, conselheiro Gilberto Diniz, destacou que o Colar do Mérito da Corte de Contas é o símbolo maior do reconhecimento à inteligência, à liderança, ao compromisso cívico daqueles que prestaram relevantes serviços ao Tribunal de Contas ou ao Sistema de Controle Externo, a Minas e ao Brasil. O conselheiro ainda memorou as origens da comenda.

“Constitui também ocasião para reverenciarmos a memória do primeiro presidente do Tribunal de Contas mineiro, homem público visionário que condensou anseios e aspirações de nosso Estado e do país. José Maria de Alkmim contribuiu para a formação da identidade do povo mineiro, sobremaneira naquilo que diz respeito ao sentimento de liberdade, genuíno símbolo das nossas Alterosas”, destacou.

A presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), desembargadora Mônica Sifuentes, falou em nome de todos os agraciados. “É um privilégio para todos nós. Este colar é o reconhecimento de altíssimo valor para aqueles que têm a missão de gerir órgãos e associações”, afirmou.

Foram condecorados, junto aos presidentes do TJMMG e do TRF-6, a ministra substituta do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Edilene Lobo; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, Octávio Augusto De Nigris Boccalini; e o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeu Martins Leite. Também foram homenageados o conselheiro substituto do TCEMG, Telmo de Moura Passareli; o comandante-geral da Polícia Militar, Rodrigo Piassi do Nascimento; o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do Ministério Público, Carlos Eduardo Ferreira Pinto; o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros, Luiz Carlos Rezende e Santos; entre outras personalidades políticas e representantes da sociedade civil.

 

Texto: Larissa Figueiredo, com texto de TCEMG
Edição: Esperança Barros
Secom/TJMMG
Fotos: TCE/ divulgação