Presidente do TRE-MG recebe Colar do Mérito Judiciário Militar

29/02/2024 14h55 - Atualizado em 29/02/24 14h55

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, recebeu na tarde desta quinta-feira, 29, o Colar do Mérito Judiciário Militar – Edição 2023, concedido pelo Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais. A homenagem foi realizada na sede do TJMMG pelo presidente, desembargador Rúbio Paulino Coelho, acompanhado pelos desembargadores Fernando Galvão, vice-presidente, e James Ferreira Santos, diretor da Escola Judicial Militar.

O Colar do Mérito Judiciário Militar é a mais alta honraria concedida pela Justiça Militar mineira, instituída pela Resolução n. 34, de 26 de setembro de 2000, e se destina a agraciar magistrados do TJMMG, bem como pessoas físicas ou jurídicas com relevantes serviços prestados à Justiça Militar mineira ou à sociedade. A edição 2023 foi inicialmente entregue durante a sessão solene comemorativa pelos 86 anos do TJMMG, celebrado em novembro.

Com a outorga ao desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, o TJMMG promove mais uma entrega dos colares concedidos a presidentes de tribunais que não puderam comparecer à solenidade oficial. Neste mês de fevereiro, a honraria foi entregue à presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargadora Mônica Sifuentes, no dia 16, e ao presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, no dia 20.

Além deles, foram agraciados na edição mais recente do Colar do Mérito Judiciário o presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministro tenente brigadeiro do ar Francisco Joseli Camelo Parente; o comandante da 4ª Região Militar do Exército Brasileiro, general de divisão Paulo Alípio Branco Valença; a reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sandra Regina Goulart Almeida; o comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, brigadeiro do ar José Henrique Kaipper; e o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-3), desembargador Ricardo Antônio Mohallem.

Também receberam o Colar a chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegada-geral Letícia Gamboje Reis; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, cel. BM Erlon Dias Nascimento Botelho; o conselheiro-presidente do Tribunal de Contas do Estado, Gilberto Pinto Monteiro Diniz; o comandante-geral da PMMG, cel. PM Rodrigo Piassi do Nascimento; a defensora pública-geral Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias; e o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juiz Frederico Mendes Júnior; entre outras autoridades.

Texto: Esperança Barros
Ascom/TJMMG