Presidente do Tribunal de Justiça Militar participa da posse de novos desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais

14/03/2023 16h19 - Atualizado em 15/03/23 13h03

O presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG), desembargador Rúbio Paulino Coelho, integrou a mesa de honra das autoridades presentes à cerimônia de posse dos novos desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), realizada na segunda-feira, 13. Os desembargadores Paulo de Tarso Tamburini, Marco Antônio de Melo e a desembargadora Maria Lúcia Cabral Caruso passam agora a ocupar a 3ª Câmara Criminal, a 6ª Câmara Criminal e a 12ª Câmara Cível, respectivamente, e os três receberam o Colar do Mérito Judiciário, honraria instituída em 1983.

A solenidade foi conduzida pelo presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho. Ele destacou que os novos desembargadores assumem os cargos em momento muito significativo, quando o Tribunal completa o sesquicentenário de criação. “Confesso que me sinto especialmente honrado em comandar a Corte estadual mineira no ano em que celebramos essa importante efeméride e é com grande satisfação que damos posse aos novos magistrados, muito experientes, que agora irão nos brindar com suas presenças luminosas e com suas bem fundamentadas decisões”, afirmou o presidente.

Com longa carreira dedicada à 1ª Instância, a desembargadora Maria Lúcia Cabral Caruso afirmou que é chegada a hora de novos desafios na 2ª Instância da Corte Mineira. “Minha expectativa é muito positiva. É uma nova etapa na minha carreira, com desafios e aprendizagem. Espero poder somar”, disse.

Acumulando 31 anos de magistratura, o desembargador Paulo de Tarso Tamburini compreende o novo cargo como um reconhecimento por toda sua trajetória. “Ser promovido a desembargador é o coroamento, o topo da carreira, o que nos traz muita felicidade e emoção. No cotidiano de um juiz, todos os dias representam novos desafios. E, agora, outros desafios virão para enfrentarmos com a mesma paixão, devoção e dedicação”, disse.

O início de uma nova fase na vida profissional também foi destacado pelo desembargador Marco Antônio de Melo, que nos últimos anos já vinha atuando juiz convocado na 2ª Instância. “É uma oportunidade a mais para usarmos os nossos conhecimentos e esforços para prestar um bom serviço à comunidade. Cumpri uma etapa na minha carreira e estou ciente que agora novos desafios, lutas e obstáculos a serem superados virão ao longo do tempo”, ressaltou o desembargador.

Convidados – Participaram da solenidade integrantes da alta direção do TJMG, magistrados, servidores, colaboradores, amigos e familiares dos empossados, como os desembargadores Alberto Vilas Boas, Renato Luiz Dresch e Ana Paula Nannetti Caixeta, respectivamente 1º, 2º e 3º vice-presidentes do TJMG; o corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Corrêa Júnior, e a vice-corregedora-geral, desembargadora Yeda Monteiro Athias; os ex-presidentes do TJMG, desembargadores Joaquim Herculano Rodrigues, Pedro Bitencourt Marcondes, Gilson Soares Lemes e Geraldo Augusto de Almeida, atual superintendente administrativo adjunto do TJMG.

Entre as autoridades convidadas, além do presidente do TJMMG prestigiaram a cerimônia o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Carlos Vieira Von Adamek, representando o corregedor Nacional de Justiça, ministro Luiz Felipe Salomão; a desembargadora do Tribunal Regional Federal da 4ª Região e conselheira do Conselho Nacional de Justiça, Salise Monteiro Sanchotene; a presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, desembargadora Mônica Sifuentes; o juiz auxiliar da Presidência do Supremo Tribunal Federal, Márcio Fontes; o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos; representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Polícias Civil e Militar, entidades jurídicas, advogados, juristas e políticos.

Texto: Edição TJMMG, a partir de texto do TJMG
Fotos: TJMMG, Juarez Rodrigues e Euler Júnior/ TJMG/ divulgação