Redes sociais e comunicação da Justiça será o tema do 6º Conbrascom

03/06/2010 09h45 - Atualizado em 03/06/10 09h45
Está acontecendo, em Porto Velho (RO), o 6° Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom), cujo tema é "Redes Sociais e a Comunicação da Justiça".  O conselheiro Nelson Tomaz Braga, membro da Comissão de Relacionamento Institucional e de Comunicação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), representará o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso. O conselheiro fará palestra na próxima quinta-feira (03/06), às 9h50, sobre o tema "Comunicação e o relacionamento do Poder Judiciário com a Sociedade Brasileira". O Conbrascom acontece na União das Escolas Superiores de Rondônia (Uniron), em Porto Velho.
 
Para a conferência de abertura oficial, (2/06), às 20h, o convidado é Ivo Correa, gerente de assuntos governamentais e políticas públicas do Google Brasil, que irá proferir a palestra "Redes digitais, transparência pública e cidadania". No último dia do evento, sexta-feira (4/06), serão conhecidos os trabalhos vencedores do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça.  Há 140 projetos concorrendo.
O CNJ está entre os finalistas com o projeto ‘Canal da Estratégia do Judiciário Brasileiro’, que concorre nas categorias Inovação e Conteúdo Web. O Canal da Estratégia (www.cnj.jus.br/estrategia),  iniciativa do Departamento de Gestão Estratégica (DGE) em parceria com a Assessoria de Comunicação, é uma rede de conhecimento sobre gestão pública, que permite a troca de experiência entre tribunais e é aberto a qualquer pessoa interessada no tema.
O prêmio é uma iniciativa do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, fundada pelos assessores de Comunicação do Judiciário e do Ministério Público, voltada ao desenvolvimento de debates e ações para aproximar as organizações públicas do cidadão.
Realizado anualmente, o Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça tem o objetivo de incentivar os trabalhos realizados pelas assessorias de comunicação do Judiciário, Ministério Público e Tribunais de Contas, além de promover a troca de experiências entre os profissionais que trabalham na área e contribuir para o aperfeiçoamento dos produtos e serviços das assessorias de comunicação, a partir de experiências bem-sucedidas na área. O Prêmio também serve de estímulo a iniciativas na área da comunicação pública voltadas para o desenvolvimento da cidadania e para a aproximação entre os órgãos representados pelo FNCJ e a sociedade. 
 
Representantes do TMMG estão presentes no evento. 
 
Saudação do ministro Cezar Peluso
Presidente do Conselho Nacional de Justiça e do Supremo Tribunal Federal
 
"Com satisfação envio meus votos de bom sucesso aos participantes desta sexta edição do Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação da Justiça – Conbrascom, que se realiza em Porto Velho.
 
Nesta era marcada pela expansão do conhecimento em velocidades vertiginosas, o tema central deste encontro, já em seu enunciado, revela como a comunicação tornou-se uma questão central – e atual – para a Justiça brasileira.
 
Ao tratar das Redes Sociais, nossos especialistas em Comunicação demonstram a conexão do Poder Judiciário com as novas mídias. Não em razão de simples capricho de ordem tecnológica, de modismo ou de mera sofisticação intelectual. Mas, antes, numa perspectiva de ampliação da divulgação de informações sobre a Justiça junto a públicos cada vez maiores que ingressam, a passo acelerado, no universo virtual.
 
Conectividade crescente, mais informação, maior conhecimento por parte da sociedade. Esta é a trilha por perseguir com o objetivo – que todos almejamos – de acesso cada vez maior da população à Justiça.
Oferecer uma Justiça eficiente, rápida e facilmente alcançável, sobretudo às camadas mais pobres e, por conseqüência, menos organizadas da sociedade é maneira real de fortalecer a democracia no Brasil.
Pois, quando falamos em Estado de Direito, não queremos nos referir apenas aos aspetos formais da organização republicana moderna e democrática do País, mas pensamos com especial ênfase no Direito das pessoas, principalmente das mais humildes e desprotegidas.
Para isso é preciso comunicar a todos o que fazemos e como fazemos, cada vez com mais intensidade e com melhor qualidade.
Nesse sentido, o avanço no emprego das novas ferramentas tecnológicas para divulgar as ações do Poder Judiciário é altamente auspicioso e, numa linha de evolução lógica, dá continuidade às conquistas que já obtivemos com a implantação da Rádio e da TV Justiça, que hoje, sem nenhuma dúvida, ocupam um lugar bem demarcado e de destaque próprio no enorme e complexo sistema de Comunicação Social do nosso País.
 
Rádio e TV Justiça, recordem-se, cujas origens têm a marca do Conbrascom.
 
A todos, desejo um bom trabalho neste Congresso.
 
E recebam meu abraço cordial."  
 
Fonte:EF/MB/MM
Agência CNJ de Notícias
 
 
Assessoria de Comunicação
 
ascom@tjmmg.jus.br