Relatos Ilustrados: Crime ganha versão em quadrinhos

28/06/2023 15h05 - Atualizado em 28/06/23 15h05

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) disponibilizou ao público a série “Relatos Ilustrados”, iniciativa que reconta, de forma ilustrada, cinco casos que ajudam a resgatar a história de Minas Gerais e, mais especificamente, da Justiça Militar do Estado. A maioria dos relatos da série foram recontados a partir de uma criação da equipe de Gestão Documental do Tribunal, mas há um caso que chama a atenção porque a história em quadrinhos feita à mão e rica em detalhes que narra o ocorrido faz parte dos autos do próprio processo.

O caso ocorreu em 1996, e trata-se de um assalto a uma padaria no município mineiro de Ipatinga. Dois policiais militares armados tentaram desarmar um dos assaltantes, sem sucesso, e houve um disparo. O assaltante baleado chegou a ser socorrido, porém faleceu.

A Justiça Militar mineira considerou que o sargento disparou em legítima defesa e estrito cumprimento do dever legal. Não houve oferecimento de denúncia contra o militar, e os autos foram arquivados.

O caso relatado em “Crime narrado em quadrinhos” foi retirado do acervo do TJMMG, um arquivo físico composto por cerca de 61 mil processos judiciais, criminais e cíveis, nas fases intermediária e permanente, dispostos em, aproximadamente, 12 mil caixas, que ocupam três salas na sede da Justiça Militar mineira. Em 2021, este processo referente ao crime em Ipatinga foi considerado de valor histórico pelo Conselho Permanente de Avaliação Documental do Tribunal (CPAD/TJMMG) por conter material iconográfico – a história em quadrinhos – e repercussão midiática.

Já foram restaurados e catalogados todos os documentos relativos ao período do Estado Novo (1937 – 1946) e realizado o também o tratamento dos processos até a década de 1960. A série “Relatos Ilustrados” foi construída pela equipe de Gestão Documental do Tribunal a partir da curadoria, estudo e transcrição dos autos presentes nesse acervo de processos judiciais, e o TJMMG destaca esse trabalho neste mês em que se celebra o Dia do Arquivo, a partir da criação do Conselho Internacional dos Arquivos pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), traçando importantes paralelos entre passado e presente, tornando ágil e de fácil entendimento o acesso a esses casos históricos, e promovendo, de maneira didática, a aproximação da Justiça Militar do Estado com a sociedade.

Leia o relato ilustrado “Crime narrado em quadrinhos” aqui.

Veja toda a série de “Relatos Ilustrados” aqui.

Texto: Esperança Barros e Larissa Figueiredo (Secom/TJMMG), a partir de texto da Gestão Documental/TJMMG

Edição: Esperança Barros

Secom/TJMMG

Arte: Gestão Documental/TJMMG