Servidores da Justiça Militar mineira recebem fita alusiva à campanha “Dezembro Laranja”

16/12/2022 09h49 - Atualizado em 16/12/22 13h40

Os servidores da Justiça Militar de Minas Gerais se engajaram à campanha “Dezembro Laranja” no último dia 14, quando receberam fitinhas laranjas alusivas ao tema da prevenção ao câncer de pele. Com o mote “Não espere até sentir na pele”, a ação anual impulsionada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) este ano coloca no centro dos debates os trabalhadores que estão diariamente expostos aos raios solares em virtude de sua profissão e em horários de lazer.

A SBD disponibiliza em seu site diversos materiais que proporcionam acesso à informação de maneira lúdica. Lá é possível utilizar uma calculadora de risco que permite, a partir do preenchimento de alguns dados, saber se a pessoa apresenta risco para desenvolver a doença. Também é possível participar de um quiz para saber se você é distraído, ligado ou cuidadoso com a sua pele.

A campanha “Dezembro Laranja” já faz parte do calendário nacional da saúde e o TJMMG, por meio de sua Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável e Comissão de Saúde, é um dos órgãos a aderir ao movimento, com o objetivo de levar mais informação acerca do tema aos seus servidores, colaboradores, jurisdicionados e público em geral.

Segundo a SBD, o câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (Inca) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos.

A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele e registra 8,4 mil casos anualmente.

Calcule o seu risco de câncer de pele aqui: https://www.sbd.org.br/dezembroLaranja/

 

Texto: Edição Secom/TJMMG, com informações do SBD