Servidores do TJMMG são homenageados pelo CBMMG na comemoração dos 101 anos da Instituição

29/08/2012 17h15 - Atualizado em 29/08/12 17h15

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) comemora, neste dia 31 de agosto, 101 anos de criação. Para marcar a data, foi realizada, nesta quarta-feira, 29 de agosto, às 9h, na Academia de Bombeiros Militar, uma solenidade especial para homenagear personalidades e autoridades mineiras.

O destaque da cerimônia foi a entrega da medalha Dom Pedro II, principal comenda do Corpo de Bombeiros Militar, que foi entregue a 152 agraciados. Duas personalidades receberam, ainda, o título de Bombeiro Honorário, dentre elas o cel PM Luis Carlos Dias Martins, e o empresário Eduardo Perente Menezes. As duas honrarias reconhecem ações realizadas pelos homenageados, em prol da corporação. A cerimônia agraciou secretários de estado, militares do Corpo de Bombeiros e de outras corporações, além de políticos e instituições.

Dentre os homenageados com a Medalha D.Pedro II, estão os servidores do Tribunal de Justiça Militar (TJMMG) Hebe Maria de Oliveira Amaral e Rogério Eustáquio Moreira, que se destacaram perante o Corpo de Bombeiros Militar como profissionais e cidadãos, fazendo jus à outorga da comenda.

A entrega da medalha encerra o ciclo de comemorações realizadas em função do 1º Centenário do CBMMG. De agosto de 2011 até agora, foram desenvolvidas diversas atividades visando resgatar, tanto para o público interno quanto para a sociedade, os valores desta corporação, que detém um dos maiores índices de credibilidade e confiança junto à população.

Bombeiros

Criado no dia 31 de agosto de 1911, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) atendeu, em 2011, mais de 335 mil ocorrências em todo o Estado. Com uma estrutura que abrange 10 Batalhões Operacionais e um Batalhão de Operações Aéreas, a corporação é comandada, atualmente, pelo Coronel Sílvio Antônio de Oliveira Melo.

Os recursos da Taxa de Incêndio, criada em 2004, possibilitaram o reaparelhamento da frota, que hoje conta com mais de 1,1 mil de modernas viaturas com idade média de 7 anos. Em 2003, as 335 viaturas apresentavam idade média de quase 15 anos. Ainda este ano, mais 70 viaturas serão incorporadas à frota.

No início do ano passado, a corporação inaugurou a Academia de Bombeiros Militar, recentemente reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação como Instituição de Ensino Superior. O curso de formação de oficiais, ministrado pela escola, deverá, também, ser reconhecido como bacharelado em Ciências Militares – Prevenção e Gestão de Catástrofes. Um investimento na melhoria da qualidade de seus recursos humanos. Nesses cem anos, a corporação teve participação de destaque em grandes ocorrências históricas, como o rompimento da barragem da Lagoa da Pampulha em 1954, os incêndios no Mercado Municipal em 1959, na Assembleia Legislativa em 1959 e no Edifício Maleta em 1961. Participou, também, do desabamento na Vila Barraginha em 1992, bem como do incêndio no Mercado Novo em 2004, dentre tantas outras.

Ascom – TJMMG