Setembro Amarelo: prevenção ao suicídio é tema de campanha no TJMMG

05/09/2023 16h37 - Atualizado em 05/09/23 16h38

Os registros de suicídio no Brasil chegam a 14 mil casos por ano, o que significa que, em média, 38 pessoas tiram a própria vida a cada dia. Apesar de uma diminuição dos casos no cenário mundial, estudos recentes observaram um aumento das taxas de suicídio em países de média e baixa renda, especialmente nas regiões do Leste Asiático, da América Central e da América do Sul. A Organização Mundial da Saúde – OMS estima que são registrados, anualmente, mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, que se contabilizados poderiam chegar a um milhão de casos.

A informação é a melhor saída para combater e prevenir o suicídio, tanto para quem sofre por problemas de saúde mental, quanto para quem convive com essas pessoas. Pensando nisso, o Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais pelo segundo ano consecutivo adere à campanha nacional Setembro Amarelo. A iniciativa chega a seu nono ano com o objetivo de trazer informações atualizadas para conscientizar a sociedade e colaborar para a prevenção do suicídio no país. A campanha ocorre durante todo o mês, com ênfase no 10, oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

“Se precisar, peça ajuda” –  Quem está pensando em tirar a própria vida apresenta sinais frequentes, como falar sobre morte e suicídio mais do que o comum, confessar que se sente sem esperanças, com culpa, com falta de autoestima, e com visão negativa de sua vida e futuro. Geralmente essas pessoas se isolam e muitas vezes fazem comentários expressando ideias suicidas.

É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrando que está disponível para apoiá-la e demonstrando empatia, mas, principalmente, levando-a ao médico psiquiatra, que vai saber como manejar a situação e salvar esse paciente.

A campanha Setembro Amarelo é realizada anualmente pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). No âmbito da Justiça Militar mineira, a iniciativa de aderir à ação partiu da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável, em parceria com o Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores da Justiça Militar de Minas Gerais.

 

Texto: Larissa Figueiredo, com texto de ABP
Edição: Esperança Barros
Design: Gustavo Cândido
Secom/TJMMG