TJMG – Medicamentos e Justiça em debate na TV

10/06/2010 17h25 - Atualizado em 10/06/10 17h25

O hábito do brasileiro de consumir medicamentos está em pauta no Justiça em Questão desta semana. O programa na TV é produzido pelo Tribunal de Justiça de Minas (TJMG) e vai discutir a situação de doentes que buscam a Justiça para receber remédios gratuitamente. As reportagens também mostram os remédios comprados sem receita e os medicamentos vendidos ilegalmente pela internet.

O programa inédito vai ao ar neste sábado, dia 12 de junho, em três redes de televisão no Brasil. Em rede nacional, ele é exibido pela TV Justiça e, na região metropolitana da capital, pela TV Horizonte, canal aberto UHF, e pela TV Comunitária, a cabo.

O repórter Marcelo Almeida aborda os riscos da automedicação, que mata cerca de 20 mil pessoas no país. Quem não conhece alguém que vai direto à farmácia quando está gripado ou sente dor de cabeça? A reportagem encontrou um homem que coleciona remédios, a maior parte deles comprada sem receita médica. Há destaque também para o risco do consumo indiscriminado de antibióticos e da sibutramina, indicada como inibidor de apetite.

A compra e venda de remédios pela internet é o assunto em destaque na reportagem de Fernanda Miguez. Ela mostra o quanto o crescimento do acesso à internet facilita, mesmo que contra a lei, o comércio de medicamentos. A repórter entrevista a promotora de Justiça, Vanessa Fusco e revela como é fácil comprar medicamentos para emagrecer em redes sociais de relacionamento.

O desembargador José Afrânio Vilela explica como o TJMG está se adequando para cumprir a recomendação nº 31 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O CNJ solicita que os tribunais adotem medidas para auxiliar os magistrados nas decisões que obrigam o Poder Público a fornecer medicamentos gratuitos a doentes. A jornalista Ligia Tolentino ainda mostra de que modo o Poder Judiciário determina o cumprimento do direito à saúde.

A exibição do programa sobre medicamentos será neste sábado, 12 de junho, às 16h30 na TV Justiça (canal 7 da Net e canal 6 da Oi), às 12h30 na TV Horizonte (canal 19 – UHF) e às 13h, na TV Comunitária (canal 6 da Net e 13 da Oi). É possível também acompanhar a produção do programa, sugerir pautas ou rever reportagens diretamente pelo endereço www.tjmg.jus.br/justicaemquestao. As séries podem ser assistidas diretamente no www.youtube.com/justicaemquestao.

Fonte: Assessoria de Comunicação do TJMG