TJMMG abraça campanha Abril Verde, de prevenção de acidentes no trabalho e de doenças ocupacionais

01/04/2024 17h28 - Atualizado em 01/04/24 17h29

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) adere este mês à campanha Abril Verde, que busca conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho. A campanha alerta para a prevenção de acidentes e as chamadas doenças ocupacionais, relacionadas ao trabalho, que muitas vezes são evitáveis.

Dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab), desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), mostram que no período de uma década (entre 2012 e 2022), 25,4 mil trabalhadores brasileiros morreram em decorrência de acidentes de trabalho. Também foram registradas junto ao ministério mais de 6 milhões de Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT).

O movimento do Abril Verde surgiu como uma forma de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, celebrado no dia 28 deste mês. Tem como objetivo sensibilizar trabalhadores, empresários, sindicatos e instituições sobre a necessidade de se investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável.

No TJMMG a iniciativa é da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS), que ao longo do mês compartilhará informações com o público interno sobre os cuidados no ambiente laboral. A fachada do edifício-sede do TJMMG também será iluminada com a cor da campanha, para simbolizar a adesão da Justiça Militar mineira ao tema.

Texto: Ana Luísa Ribeiro, a partir do site Gov.br
Edição: Esperança Barros
Ascom/TJMMG