TJMMG adere à campanha de conscientização sobre o Dia Mundial da Síndrome de Down

21/03/2023 09h28 - Atualizado em 21/03/23 09h28

O Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março, é uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades. Este dia foi escolhido para representar a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome.

Formalizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2012, a data não só celebra a vida das pessoas que têm a síndrome, mas também fala sobre direitos e inclusão. Pessoas com T21 são profissionais, namoram, se casam, trabalham e muito mais.

De acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há cerca de 300 mil pessoas com Síndrome de Down no Brasil. No entanto, embora exista um conhecimento maior sobre essa condição genética atualmente, os indivíduos ainda enfrentam algumas dificuldades quanto à inclusão na sociedade.

Dessa forma, nasceu a campanha “Conosco, Não Por Nós’. Para participar dela, a Comissão de Acessibilidade do TJMMG propõe uma ação para que todos(as) os(as) servidores(as) e colaboradores(as) calcem meias de pares diferentes, na semana de 20 a 24/03/23. Esta é uma alusão à campanha internacional “Lots Of Socks”, que significa “Muitas Meias”. A intenção é conscientizar as pessoas e chamar atenção para o fato de que o diferente é divertido. Com isso, buscamos dar visibilidade à data e conscientizar sobre o respeito às diferenças.

Vale lembrar que a Síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição genética que surge na presença de três cromossomos 21 em todas ou na maioria das células de uma pessoa. A alteração acontece na concepção do bebê, fazendo com que ele nasça com 47 cromossomos presentes no núcleo das suas células, ao invés de 46.

Quanto mais conhecimento sobre as pessoas com a trissomia do cromossomo 21, mais eficiente será a luta para a concessão de direitos. Afinal, a conscientização favorece a adoção de medidas que promovem a inclusão nas escolas, nas instituições de ensino superior, no mercado de trabalho e na sociedade.

Secom/ TJMMG