TJMMG adere ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama

03/10/2022 08h40 - Atualizado em 25/10/22 17h21

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais – TJMMG, por meio da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável, da Comissão de Saúde, com realização do Serviço de Comunicação Institucional – Secom e apoio da Escola Judicial Militar – EJM, soma-se às instituições engajadas ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, o tipo mais comum depois do câncer de pele, e também o que causa mais mortes por câncer em mulheres no país – em 2020 foram 17,8 mil mortes; em 2022 estima-se que os casos estimados chegarão a 66,2 mil. Ao compartilhar informações sobre o tema, o Tribunal pretende dar sua contribuição não só ao público interno, em especial o feminino, mas disseminar nos jurisdicionados e público em geral informações acerca do tema compreendendo que, embora seja um assunto difícil de tratar, falar abertamente sobre o câncer pode aumentar o conhecimento e diminuir os índices de mortalidade.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer – Inca, esta “é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos”. Existem vários tipos de câncer de mama e alguns se desenvolvem rapidamente, outros não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início.

Dados do Inca apontam que um em cada três casos da doença pode ser curado se for descoberto logo no início, porém muitas pessoas, por medo ou desinformação, evitam o assunto e com isso acabam atrasando o diagnóstico. E o câncer de mama está exatamente entre aqueles que apresentam sinais e sintomas em suas fases iniciais, portanto detectá-los precocemente traz melhores resultados no tratamento e ajuda a reduzir a mortalidade.

Não há uma causa única nem um único fator que desencadeie a doença, mas sabe-se que o risco aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos. A maior incidência ocorre entre as mulheres, mas homens também podem ser acometidos pela doença, representando 1% dos casos.

Outubro Rosa – O mês de outubro é marcado anualmente, no Brasil, pela campanha Outubro Rosa, que tem exatamente o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, e contribuindo para a redução de mortes. O ponto alto do mês ocorre no dia 19, Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama, com diversas ações pelo país marcando a data.

Engaje-se junto ao TJMMG nessa corrente pela saúde. Para se informar mais sobre sinais, sintomas e fatores de risco do câncer de mama, acesse aqui a cartilha elaborada pelo Inca, vinculado ao Ministério da Saúde: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//cartilha_cancer_de_mama_2022_visualizacao.pdf

Texto: Secom/TJMMG, com informações do Inca